Brasil & Mundo

Senado aprova rastreamento de vacinas e soros

Imagem ilustrativa da imagem Senado aprova rastreamento de vacinas e soros
|  Foto: Pedro Conforte
Projeto será analisado na Câmara dos Deputados. Foto: Pedro Conforte

O Senado aprovou nesta terça-feira (15) um Projeto de Lei (PL) que determina o processo de rastreamento de vacinas, soros e outros produtos sob responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PL segue para análise da Câmara dos Deputados.

Segundo o projeto, o rastreamento deve contemplar toda a cadeia de movimentação dos produtos utilizados pelo PNI, da origem ao consumo, abrangendo as etapas de fabricação, importação, distribuição, transporte, armazenagem e dispensação.

Segundo o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), as medidas previstas no PL conferem segurança à população necessitada de vacinas.

“A nosso ver, isso significa aumentar ainda mais a segurança dos pacientes frente aos potenciais efeitos adversos, monitorar a qualidade dos imunobiológicos”, disse.

O senador, que é médico, acrescentou que dessa forma pode se afastar preocupações,  “hoje em dia, muitas vezes infundadas – acerca da segurança e da eficácia das vacinas oferecidas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação”.

Um dos artigos do projeto cria a carteira de vacinação digital, objeto de outro PL também aprovado hoje.

Agência Brasil

< Covid-19: país tem 42,8 mil novos casos confirmados Detran reabre posto de vistoria em Itaboraí <