Brasil & Mundo

Setembro Verde e Amarelo

A campanha Setembro Amarelo. sobre a conscientização da prevenção do suicídio, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e surgiu em 2014.

A Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa. O dia 10/09 representa o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O suicídio é um problema de saúde pública. De acordo com o site oficial da campanha, no Brasil diariamente 32 pessoas se suicidam. E, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados.

Para saber como ajudar na divulgação da campanha acesse: http://www.setembroamarelo.org.br/participe/ 

Setembro também foi o mês ecolhido para a promoção da campanha Setembro Verde, que estimula a doação de órgãos. Para ser um doador, a pessoa deve expressar a vontade aos familiares. Somente depois do diagnóstico de morte encefálica, é que a família é consultada e decide se autoriza ou não a doação.

Também há a possibilidade de ser doador em vida, sem comprometer a saúde. Nesses casos, é possível doar tecidos, rim, medula óssea e partes do fígado ou do pulmão.

O Brasil tem o maior sistema público de transplantes no mundo. Em 2016, mais de 90% dos processos realizados foram financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde os pacientes possuem assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Para se informar mais sobre a campanha visite o site: http://www.saude.mg.gov.br/doeorgaos

< Os Outros Batutas no Teatro Municipal de Niterói Violência: Criança é baleada na cabeça durante arrastão na Baixada <