Crime
Seu Jorge se pronuncia sobre caso de racismo durante show no Sul
Cantor publicou um vídeo em suas redes sociais
O cantor Seu Jorge, de 52 anos, se pronunciou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (17), sobre o caso de racismo que sofreu durante uma apresentação no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS).
O artista publicou um vídeo no Instagram, onde aparece sentado em frente a um telão com a bandeira do estado do Rio Grande do Sul. Na publicação, o cantor inicia falando sobre a cultura do estado. Em seguida, ele explica sobre o jantar de gala que foi convidado para fazer uma apresentação na última sexta-feira (14).
Na fala, o artista aborda que percebeu a ausência de pessoas negras no ambiente, e alega que os que encontrou no evento, eram funcionários.
Leia + Estudantes se tornam vereadores por um dia no Rio
Leia + Vídeo: mulher luta com ladrão durante assalto em Nova Iguaçu
"Particularmente, não vi nenhuma pessoa negra no jantar. E as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários que, uma coisa que me causou muita espécie, eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show", explicou o cantor.
No decorrer do vídeo, Seu Jorge continuou declarando que estava muito animado para realizar o show. Mas ao fim da apresentação, o cantor saiu do palco, embora desejasse retornar para o aguardado "bis", e antes de subir novamente ouviu vaias e xingamentos. Chateado, o artista encerrou o show, agradecendo ao público e retirando-se do local.
Seu Jorge comentou sobre não reconhecer esse discurso de ódio em uma cidade pela qual ele possui tanto carinho.
“Não era a cidade que eu reconhecia, a cidade que eu comecei a amar e respeitar. O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista. Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo todos vocês, e admiro, respeito. E digo também que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil", disse.
Pronunciamento
O Clube Grêmio Náutico União se pronunciou através de uma nota de esclarecimento informando que está apurando internamente os fatos ocorridos.
"O Grêmio Náutico União está apurando internamente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação. Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho", completa a nota, assinada por Paulo José Kolberg Bing, presidente do clube.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, que instaurou inquérito policial pelo crime de racismo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!