Logo Enfoco


    Devastador

    Sobe para 24 o número de mortes durante incêndios nos EUA

    Entre as vítimas estão idosos, um ex-ator mirim e jovens

    Publicado 13/01/2025 às 16:22 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O incêndio começou no último dia 7 e, com os ventos, se espalhou pelas cidades
    O incêndio começou no último dia 7 e, com os ventos, se espalhou pelas cidades |  Foto: Reprodução

    Subiu para 24 o número de mortes e 16 pessoas permanecem desaparecidas neste domingo (12) em decorrência do incêndio florestal em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, que teve início no último dia 7. Entre as vítimas fatais estão idosos que não conseguiram ou não tiveram tempo de abandonar suas casas, um jovem com paralisia cerebral e um ex-ator mirim australiano. 

    Neste domingo, bombeiros de Los Angeles trabalhavam contra o tempo para conter as chamas, enquanto um alerta de rajadas de vento ameaçava agravar a situação. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, os ventos devem voltar a ficar fortes na tarde desta segunda-feira (13) até a manhã de terça (14). A imprensa dos Estados Unidos divulgou a identidade de algumas das vítimas.

    Pai e filho

    O aposentado Anthony Mitchell, de 67 anos, estava cuidando de seu filho Justin, de cerca de 30 anos, quando um incêndio atingiu a rua onde moravam, em uma casa de gerações, conforme relato de outra filha de Anthony ao jornal "The Washington Post".

    Com uma perna amputada, Anthony ligou para a família durante o incêndio, informando que estava esperando ajuda, contou a filha. No entanto, o resgate não chegou a tempo, e ambos, Anthony e Justin Mitchell, faleceram no incêndio.

    Ex-ator mirim

    O ex-ator mirim australiano Rory Sykes estava com sua mãe em seu chalé em Malibu quando os ventos espalharam rapidamente as chamas pela região. Segundo Shelley Sykes, mãe de Rory, em entrevista à rede australiana 10 News First, ambos tentaram combater o fogo com uma mangueira.

    Ela relatou que Rory foi atingido pelas chamas e pediu que sua mãe fugisse, deixando-o para trás. "Ele disse, 'mãe, me deixe', mas nenhuma mãe pode deixar seu filho. Mas eu não consegui levantá-lo, não consegui movê-lo", disse Shelley na entrevista.

    Em suas redes sociais, ela informou que Rory, que havia abandonado a carreira de ator para se dedicar à filantropia, faleceu na propriedade, que foi destruída pelo incêndio.

    Morto tentando apagar incêndio com mangueira

    Victor Shaw, de 66 anos, se negou a deixar sua casa em Altadena, nos arredores de Los Angeles, conforme relatou sua irmã, Shari Shaw, nas redes sociais. Ela contou que tentou convencer o irmão a sair quando os ventos fortes fizeram as chamas se espalharem rapidamente.

    Sem obter resposta, ela decidiu fugir. Após o controle do incêndio, retornou ao local e encontrou o corpo do irmão, que estava segurando uma mangueira, conforme descreveu Shari em entrevista à rede de TV ABC.

    Idoso acostumado com incêndios

    Randoll Miot, de 55 anos, surfista e gerente de restaurantes em Los Angeles, também foi uma das vítimas dos incêndios que atingiram a cidade.

    Natural da Califórnia, Miot morava em Malibu e, conforme relato de sua irmã em entrevista à CNN Internacional, decidiu não deixar sua residência porque estava acostumado com os incêndios, comuns na região devido ao clima seco e à escassez de água.

    Ela também comentou, durante a entrevista, que a casa era a única que seu irmão teve ao longo da vida. "Ao perceber quantas memórias ele guardava daquele lugar, consigo entender por que ele não queria deixar a casa", disse.

    Ameaça aos bairros de luxo e evacuação em massa

    Entre sexta-feira à noite e sábado (11), o fogo mudou de direção e se aproximou de bairros residenciais de luxo, atingindo áreas com casas de figuras famosas como o jogador de basquete LeBron James, o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris.

    Moradores dos bairros Brentwood e Encino receberam ordens de evacuação obrigatória devido à crescente ameaça das chamas. O Getty Museum, um dos maiores museus de Los Angeles, está localizado em Brentwood. Além disso, estudantes da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) também foram instruídos a deixar o campus.

    Aspas da citação
    O incêndio de Palisades já consumiu mais de 9 mil hectares, de acordo com o Departamento Estadual de Silvicultura e Proteção contra Incêndios, o Cal Fire. Até o momento, cerca de 11% do fogo foi controlado. No total, os diversos focos de incêndio já destruíram aproximadamente 145 km², uma área equivalente à cidade de Miami ou 1,5 vezes o tamanho de Manhattan, em Nova York.
    Aspas da citação

    Na última sexta-feira (10), o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) declarou emergência de saúde pública na Califórnia, com o objetivo de enfrentar os impactos à saúde provocados pelos incêndios florestais em andamento no condado de Los Angeles.

    Perda de casas, falta de energia e pessoas presas

    Além das pessoas que perderam suas casas, dezenas de milhares ficaram sem eletricidade, e milhões foram expostas à péssima qualidade do ar, já que os incêndios liberam no ambiente resíduos de metais, plásticos e outros materiais sintéticos.

    O chefe da polícia do condado, Luna, informou que 22 pessoas foram detidas por diversas infrações relacionadas ao incêndio, incluindo violação de toque de recolher, invasão de propriedade, roubo e, em um caso, posse de arma de fogo.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    'Round 6': erro de continuidade é flagrado por fã; veja vídeo

    Próximo artigo
    >

    Homem é preso dentro de 'Vermelhinho' em Maricá

    Relacionados em Brasil & Mundo