Skip to content

Brasil & Mundo

Supremo suspende MP do compartilhamento de dados com IBGE

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


stf jose cruz2 0
Cabe recurso contra a decisão da ministra.  Foto: José Cruz/Agência Brasil



A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu nesta sexta-feira (24) a Medida Provisória 954/2020, que permitiu o compartilhamento de informações cadastrais de usuários de linhas telefônicas com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 



Na decisão, a ministra atendeu ao pedido liminar de partidos de oposição e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para suspender a medida. As legendas e a OAB alegaram que o repasse das informações viola o direito à privacidade. 



“A fim de prevenir danos irreparáveis à intimidade e ao sigilo da vida privada de mais de uma centena de milhão de usuários dos serviços de telefonia fixa e móvel defiro a medida cautelar requerida”, decidiu a ministra. 



Pela MP,  as empresas de telecomunicações deveriam repassar ao IBGE a relação dos nomes, dos números de telefone e dos endereços de seus consumidores, pessoas físicas ou jurídicas. O sigilo dos dados seriam usados para produção de estatística oficial diante da impossibilidade de pesquisas domiciliares presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. 



Cabe recurso contra a decisão da ministra. 



(Agência Brasil)



Publicada às 00h53


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Lago na região do bairro Lindo Parque, em São Gonçalo, onde adolescente de 14 anos morreu afogado.
São Gonçalo

Adolescente de 14 anos morre afogado após cair em lago, em São Gonçalo

Itaboraí

Itaboraí promove vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos

Niterói

Natal solidário: projeto de Niterói busca padrinhos para presentear crianças de Ititioca

São Gonçalo

São Gonçalo oferece curso gratuito de auxiliar de eletricista