Um homem foi preso no início da noite desta quinta-feira (1) após tentar invadir a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Durante a ação, ele pulou a grade de segurança e arremessou uma mochila sobre o telhado de uma parada de ônibus, o que levou as equipes de segurança a acionarem o protocolo para suspeita de artefato explosivo.
Segundo o STF, a mochila foi lançada pelo homem sobre o ponto de ônibus e, por isso, foi necessário acionar a Operação Petardo. O procedimento prevê a adoção de medidas específicas para verificar a possibilidade de haver um artefato explosivo no local.
Até a publicação desta matéria, equipes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), incluindo integrantes do esquadrão antibombas, permaneciam mobilizadas na região para avaliar a mochila e realizar os procedimentos de segurança.
De acordo com a PMDF, o perímetro foi isolado e permanecia sob controle das equipes enquanto era aguardada a chegada do Esquadrão Antibombas. A Esplanada dos Ministérios também foi fechada, e a área próxima ao STF passou por isolamento para permitir a realização da varredura.
No momento da tentativa de invasão, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, já havia deixado o prédio. O edifício-sede da Corte abriga a Presidência do tribunal, o Plenário, a Diretoria-Geral e a área destinada à imprensa.
A ocorrência seguia em andamento até o fechamento desta reportagem, com as forças de segurança trabalhando na avaliação do objeto deixado pelo suspeito.