Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Taxa de contaminação por Covid-19 aumenta 19% em Minas Gerais

    Publicado 20/01/2021 às 20:19 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Municípios de dez macrorregiões mantêm serviços fechados. Foto: SES/RJ

    O aumento de 19% da taxa de contaminação por Covid-19 em Minas Gerais motivou o governo do estado a manter dez das 14 macrorregiões na chamada onda vermelha. Na onda vermelha, apenas podem funcionar os serviços essenciais, como farmácias, padarias e bancos.

    As macrorregiões Norte, Noroeste e Triângulo do Norte estão na onda amarela, situação em que são autorizados alguns serviços considerados não essenciais, como bares (com consumo no local) e salões de beleza.

    A única macrorregião mineira sem restrições é a do Triângulo do Sul.

    O vice-governador Paulo Brant alertou para o aumento no número de casos e pediu que a população mantenha todas as recomendações de higiene e distanciamento. Brant disse, porém, acreditar que, com o avanço do processo de vacinação, os números podem melhorar.

    “Houve, na última semana, aumento do número de casos, mas, felizmente, temos uma tendência para a estabilização. A expectativa é que, na próxima semana, tenhamos uma reversão desse quadro tão negativo, que o processo de vacinação se amplie e possamos finalmente encontrar o caminho para superar essa pandemia que tanto mal tem causado ao nosso estado e a nosso país”, disse.

    Nos últimos sete dias, Minas Gerais registrou aumento de 6,5% nos casos confirmados de covid-19 e de 4,4% no número de óbitos pela doença.

    Entre as cidades com menos de 30 mil habitantes, 196 tiveram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e podem mudar de onda independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas.

    Casos no Brasil

    O Brasil teve nesta quarta-feira o dia com o segundo maior número de novas mortes registradas em 2021. Em 24 horas, foram notificados 1.340 novos óbitos por Covid-19. O resultado ficou atrás apenas do dia 7 de janeiro, quando foram confirmadas 1.524 novos falecimentos.

    Com as novas mortes de hoje, as vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus subiram para 212.831. Ontem, o painel do Ministério da Saúde trazia 211.491 óbitos. Ainda há 2.811 falecimentos em investigação por equipes de saúde.

    Já o número de casos desde o início da pandemia totalizou 8.638.249. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde confirmaram 64.385 novos diagnósticos positivos de Covid-19. Ontem, o número de casos acumulados estava em 8.573.864.

    As informações constam do balanço diário do Ministério da Saúde. A atualização, produzida a partir do levantamento das secretarias de saúde dos estados sobre mortes e casos, foi divulgada na noite desta quarta-feira (20).

    Ainda há 860.796 pessoas com infecção ativa em acompanhamento por profissionais de saúde. Outras 7.564.622 pessoas já se recuperaram da doença.

    Estados

    Na lista de estados com mais mortes, São Paulo ocupa a primeira posição (50.652), seguido por Rio de Janeiro (28.215), Minas Gerais (13.721), Ceará (10.243) e Pernambuco (10.098). As Unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (816), Acre (840), Amapá (1.016), Tocantins (1.330) e Rondônia (2.056).

    São Gonçalo

    De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou sete óbitos em decorrência do novo coronavírus (covid-19) nesta quarta-feira (20), chegando a 1.153 no total.

    Até o momento, São Gonçalo contabiliza 39.334 casos confirmados, 37.421 curados, 59 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 701 em quarentena domiciliar e 1.153 óbitos confirmados.

    Os óbitos lançados no boletim de hoje são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

    Itaboraí

    A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí informa que a cidade se encontra na bandeira vermelha, alto risco de contágio de Covid-19, tendo registrado até essa data 33.048 notificações.

    Foram confirmados 8.553 casos positivos de Covid-19, se encontram ainda em investigação 265 até esta quarta-feira (20). O município também já descartou 3.731 casos prováveis, mas, ainda sim, 376 óbitos foram registrados.

    Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelho (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

    A Prefeitura de Itaboraí pede à população que continue com as medidas preventivas contra o coronavírus mantendo o distanciamento social, utilizando máscaras e usando álcool gel.

    Maricá

    Maricá registra, até esta quarta-feira (20), 9.822 casos confirmados e 219 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 9.242 pessoas e há no momento 361 casos ativos, além de 20 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

    Com Agência Brasil

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Fim da corrida para chofer das drogas no Rio

    Próximo artigo
    >

    Nem começou o BBB21 e já tem participante sendo detonado na web

    Relacionados em Brasil & Mundo