Excluído

Telegram apaga mensagem contra PL das Fakes News

Aplicativo emitiu novo comunicado após remover texto

Telegram cumpriu ordem feita pelo STF
Telegram cumpriu ordem feita pelo STF |  Foto: Divulgação
 

O aplicativo de mensagem Telegram apagou a mensagem disparada na terça-feira (9) com informações contrárias ao PL das Fake News. Nesta quarta-feira (10), após a decisão feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o informativo foi excluído para evitar que o aplicativo fosse suspenso em todo o Brasil por 72 horas. 

Leia+: Telegram envia mensagem contra PL das Fake News

Leia+: MPF cobra resposta do Telegram sobre mensagem do PL das Fake News

Apesar de ter removido a mensagem do canal “Telegram Brasil”, o conteúdo, no entanto, ainda está disponível em outro canal chamado apenas de “Telegram”.

Com a retirada da mensagem anterior, a empresa emitiu outra informação, desta vez elaborada pelo próprio STF para todos os usuários.

“Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários a coagir os parlamentares.”

Nova mensagem emitida pelo Telegram
Nova mensagem emitida pelo Telegram |  Foto: Divulgação

Na decisão, o ministro determinou a multa de R$ 500 mil por hora, mesmo que o aplicativo estivesse fora do ar, apenas caso o Telegram não cumprisse a medida. Moraes também determinou que a Polícia Federal passe a recolher o depoimento dos representantes do aplicativo no Brasil em até 48 horas.

< Presidência retira grades que cercavam o Palácio do Planalto Majella vai a show de Beyoncé com irmã e viúvo de Paulo Gustavo <