Brasil & Mundo
Teste do pezinho terá resultado pela internet na rede estadual de Saúde
O Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a oferecer o resultado online do teste do pezinho. O lançamento do serviço ocorreu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae, responsável pelo exame em todo o estado.
O sistema pioneiro vai utilizar a mesma plataforma que a secretaria de estado de Saúde já utiliza para a entrega de resultados de exames do Rio Imagem. O acesso no site é feito com o número do exame fornecido pela unidade de saúde e a data de nascimento do bebê.
O teste do pezinho é obrigatório, gratuito e deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida da criança e permite o disgnóstico de pelo menos seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita e fibrose cística.
“Em todos os resultados positivos, nós vamos acionar a secretaria municipal e faremos uma busca ativa. A secretaria municipal tem um prazo de 30 dias para acionar a mãe e a criança para voltar para refazer o exame e ser atendido. Nos casos em que a mãe não aparece, nós vamos acionar o conselho tutelar porque é uma medida de saúde pública”, explica o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.
O presidente da Apae Rio, Pedro Aurélio, explica que a instituição tem capacidade para fazer 40 mil exames por semana e já colocou em dia os 120 mil que estavam atrasados. “Foram 120 mil testes atrasados, de junho de 2016 até fevereiro de 2017. Fizemos a contratação com a secretaria do estado e passamos a fazer os atuais, além dos atrasados. Agora está tudo em dia”.
Como funciona?
As gotas de sangue são retiradas do calcanhar do bebê nas unidades básicas de saúde e as secretarias municipais enviam o material pelos Correios para a Apae, que realiza o exame e lança o resultado no sistema em uma semana. Com o número do protocolo, também é possível acompanhar se a amostra já foi encaminhada para o exame.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!