Brasil & Mundo

'Tivemos um Enem seguro', diz ministro da Educação sobre balanço do exame

Imagem ilustrativa da imagem 'Tivemos um Enem seguro', diz ministro da Educação sobre balanço do exame
Milton Ribeiro disse que o número de estudantes que compareceram ao exame foi muito parecido ao último concurso e minimizou os problemas sobre possíveis interferências Foto: reprodução

O ministro da Educação Milton Ribeiro classificou como positivo o saldo do primeiro dia de provas do Enem, neste domingo (21), em todo o Brasil. Ele disse que o número de estudantes que compareceram ao exame foi muito parecido ao último concurso e minimizou os problemas sobre possíveis interferências do Governo Federal.

"O mais importante não é o número de inscritos, mas quem realmente veio fazer a prova. Embora tivéssemos tido um número menor de inscritos e muitos alegaram problemas de segurança, tivemos um ano e meio sem aulas, e o MEC nunca se furtou em dar o suporte e elas", disse o ministro.

Ribeiro ainda reconheceu o número baixo de inscritos, menores que em anos anteriores, mas que o exame foi um sucesso tendo 26% de abstenções e 64% de presença.

"O Enem foi um sucesso e estamos preparando para o próximo domingo. Tivemos apenas 26% de abstenção e 64% de presença. Estamos preparando o exame para o próximo domingo", concluiu.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realiza coletiva para comentar as principais estatísticas deste primeiro dia de provas do Enem 2021. Participam da coletiva o ministro da Educação, Milton Ribeiro e o presidente do Inep, Danilo Dupas.

Nesse primeiro dia, os candidatos responderam a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além de fazer a única prova subjetiva da avaliação, a redação. O tema deste ano foi "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

A previsão era de que 3,1 milhões de candidatos fizessem o exame em mais 1,7 mil municípios. Os portões abriram  às 12h e fecharam às 13h. Os estudantes puderam sair do local de provas às 15h30 sem o caderno de questões e às 18h30 com o caderno.

< Israel e Rodolffo são acusados de 'apologia ao estupro' em música; ex-BBB rebate IBMR chega em Niterói com bolsas de 50% e amplia oportunidades <