Logo Enfoco


    Banho de sangue

    Tragédia em escola: ataque a tiros deixa mortos na Europa

    O autor dos disparos seria um ex-aluno da instituição

    Publicado 10/06/2025 às 9:31 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Ao menos 10 pessoas morreram e várias ficaram feridas após um ataque a tiros em uma escola nesta terça-feira (10), em Graz, na Áustria. Entre os mortos estão alunos e professores, além do suspeito de cometer o crime, que era ex-aluno da instituição.

    A polícia do estado de Estíria, onde a cidade está localizada, confirmou que há vários feridos graves, mas sem especificar o número. A prefeita de Graz, Elke Kahr, chamou o ataque de "tragédia horrível" e afirmou que adultos e estudantes estão entre os mortos, e que diversas vítimas foram levadas ao hospital.

    Por volta das 10h no horário local (5h da manhã em Brasília), a polícia austríaca anunciou ter controlado a situação no local do ataque e identificado o autor, um ex-aluno que agiu sozinho e tirou a própria vida. O presidente Alexander Van der Bellen expressou sua consternação, descrevendo o ataque como "um horror que atinge o coração da Áustria".

    De acordo com o jornal austríaco "Salzburger Nachrichten", o autor do crime, de 22 anos, teria utilizado duas armas, uma pistola e uma espingarda, compradas legalmente, e atirado contra alunos de sua antiga turma. A escola foi evacuada e as autoridades austríacas controlaram a situação, segundo a polícia de Estíria.

    • Tragédia em escola: ataque a tiros deixa mortos na Europa
      | Foto: Reprodução/ Redes Sociais
    • Tragédia em escola: ataque a tiros deixa mortos na Europa
      | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

    A polícia estadual disse que respondeu ao ataque a uma escola de ensino médio após denúncias de "disparos ouvidos em um edifício". Os estudantes da escola foram levados pela polícia para um ponto de encontro com os pais. A Polícia Criminal austríaca abriu uma investigação para apurar detalhes do caso e a possível motivação do crime.

    População armada

    A Áustria tem uma das populações civis mais fortemente armadas da Europa, com uma estimativa de 30 armas de fogo para cada 100 pessoas, segundo o Small Arms Survey, um projeto de pesquisa independente.

    Metralhadoras e armas de ação por bombeamento são proibidas, enquanto a posse de revólveres, pistolas e armas semiautomáticas é permitida somente com autorização oficial. 

    Rifles e espingardas são permitidos mediante licença de porte de arma ou de caça válida, ou para membros de clubes de tiro tradicionais.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Brinquedo inflável voa com crianças; vídeo

    Próximo artigo
    >

    Lanchonete é fechada após jovem comer pastel com barata no Rio

    Relacionados em Brasil & Mundo