História
Túnel que pode levar ao túmulo de Cleópatra é descoberto
Arqueólogos esperam achar a tumba da última faraó do Egito
Arqueólogos encontraram um túnel de rocha de aproximadamente 13 metros abaixo do Templo Tapuziris Magna, a oeste de Alexandria, no Egito. Os pesquisadores estão procurando por provas que levem até o túmulo perdido de Cleópatra e seu amante, Marco Antônio.
A descoberta, chamada de "milagre geométrico", foi feita durante escavações. A novidade foi publicada pelo Ministério do Turismo e Antiguidades egípcio na última quinta-feira (3).
"A missão arqueológica egípcia dominicana da Universidade de San Domingo descobriu um túnel esculpido na rocha, cerca de 13 metros abaixo da superfície da terra. Esta descoberta foi feita durante os trabalhos de escavação na área do Templo de Taposiris Magna, Alexandria" escreveu a conta.
The Dominican Egyptian archaeological mission of the University of San Domingo discovered a tunnel carved in the rock, bout 13 meters below the surface of the earth. This discovery was made during the excavation work of in the area of the Temple of Taposiris Magna, Alexandria. pic.twitter.com/GTuW2p6IXm
— Ministry of Tourism and Antiquities (@TourismandAntiq) November 4, 2022
A arqueóloga Kathleen Martinez, em entrevista à revista científica Heritage Key, disse que há “boas chances” de a última faraó egípcia e seu amante terem sido enterrados dentro do templo, por estar a mais de 14 metros abaixo da superfície da terra e se estender por mais de 1 quilômetro.
“Esta é a primeira vez que qualquer arqueólogo descobriu túneis e passagens subterrâneas dentro das paredes do templo. Então, mudamos para sempre o que se sabia sobre a arquitetura da época”, afirmou a arqueóloga.
Ela acredita que Cleópatra tenha arquitetado um plano de ser enterrada junto com seu amado depois que ele se matou após sua derrota para o general romano César Augusto.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!