Segurança

Uber exigirá foto de passageiro para corridas pagas em dinheiro

Registro não será compartilhado com o motorista

Segundo a plataforma, novo recurso estava entre os mais pedidos pelos motoristas de aplicativos
Segundo a plataforma, novo recurso estava entre os mais pedidos pelos motoristas de aplicativos |  Foto: Péricles Cutrim
  

A Uber anunciou um novo recurso nesta segunda-feira (23) no qual passageiros que optarem por realizar viagens com pagamento em dinheiro deverão tirar uma selfie antes de solicitar a corrida. Batizada de U-Selfie, a ferramenta ainda está em fase de testes e passará a ficar disponível para alguns usuários.

“O piloto da selfie vai valer para algumas das pessoas que se cadastrarem ou solicitarem sua viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito)”, detalhou a Uber.
  

Segundo a plataforma, o novo recurso estava entre os mais pedidos pelos motoristas do aplicativo, de acordo com as pesquisas internas realizadas pela empresa. 

O modelo de selfie tem como objetivo registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação e se juntar aos outros recursos para verificação do usuário, como a avaliação do CPF na base de dados da Serasa Experian e a de documentos, como RG e CNH.

A imagem não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.

Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens.

"A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app", afirma.

< Mulher é baleada durante confronto na Rocinha Carro de deputado é atingido por tiro no Centro do Rio <