Endividados

Veja 10 dicas para controlar as finanças e não se endividar

Um em cada três brasileiros está com nome sujo, diz economista

Desde o início do ano, mais de 2 milhões de pessoas ficaram no vermelho
Desde o início do ano, mais de 2 milhões de pessoas ficaram no vermelho |  Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
 

O país alcançou a marca 66,1 milhões de brasileiros inadimplentes, em abril. A soma das dívidas chegou a R$ 271,6 bilhões. Segundo a Serasa Experian, esse índice é o maior da série histórica iniciada em 2016.

Desde o início de 2022, mais de 2 milhões de pessoas ficaram no vermelho. Na visão do economista Roberto Troster (USP), há uma combinação de fatores para este cenário. Ele diz, ainda, que um em cada três brasileiros está com nome sujo.

"É mais uma marca histórica, que se arrasta desde janeiro. Cada vez mais inadimplentes. É uma combinação de política bancária ruim e política econômica fraca. O país não cresce e isso diminui a renda disponível, aumenta inadimplência. É triste, mas um em cada três brasileiros está com o nome sujo", afirma.

Desde o início de 2022, mais de 2 milhões de pessoas ficaram no vermelho
  

Com relação ao perfil das dívidas, os segmentos de Bancos e Cartões possui 28,1% dos débitos, enquanto contas básicas como água, luz e gás representam 22,9%.  Feita a comparação com abril de 2021, o setor de Financeiras foi o que teve maior aumento na participação de inadimplência, indo de 9,6% para 12,4%. 

“As financeiras costumam oferecer crédito para perfis de risco, como os de consumidores inadimplentes. Por isso, quanto mais instável ficar o cenário econômico, mais a inadimplência desse setor tende a crescer”, explica o economista da Serasa, Luiz Rabi.

O recorte por faixa etária mostra que os inadimplentes estão, em sua maioria, nas faixas de 26 a 60 anos de idade (35,2%) e de 41 a 60 anos (34,8%). 

Para Luiz Rabi, o aumento da inadimplência ao decorrer de 2022 era uma movimentação esperada, mas existem fatores que podem auxiliar o consumidor nessa situação. 

“Sabemos que a instabilidade econômica do país vem afetando grande parte da população. No entanto, algumas ferramentas como o saque extraordinário do FGTS e a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados podem e devem ser utilizadas para reorganizar as finanças pessoais, amenizar dívidas e tentar tirar o nome do vermelho”, disse em nota.

Rabi também explica como a influência do Cadastro Positivo pode ser um fator determinante para a adimplência dos consumidores. 

“A possibilidade de ter acesso a um crédito de qualidade permite às pessoas mais fôlego e capacidade de colocar as contas em dia. Além disso, com análises mais assertivas, esses tomadores evitam linhas de crédito que podem ser prejudiciais, como o cheque especial, que possui juros muito altos, podendo comprometer a quitação de dívidas”, enfatiza.

OS 10 passos para o sucesso

1 – Anote tudo

Para ter o controle das suas contas, lembre-se de anotar todos os gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Outro ponto é não se perder em meio a vários pagamentos que precisam ser feitos.

2 – Crie metas

Um dos seus objetivos para 2020 pode ser sair das dívidas até o fim do ano. Com essa meta em mente, você pode separar as dívidas prioritárias e criar estratégias, como o pagamento das contas mais caras ainda no primeiro semestre. Além disso, você também pode dividir as metas por mês, e dar um passo de cada vez.

3 – Organize o orçamento

Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o seu orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou mesmo um caderno. O importante é que você anote todo o dinheiro que você recebe no mês e todos os gastos.

O recebido pode ser salário, bônus, aposentadoria, dinheiro de bicos, etc. E os gastos precisam ser detalhados, para você conseguir cortar o que é desnecessário.

4 – Converse com a família

É muito importante envolver toda a família na organização do orçamento e no processo de acabar com as dívidas. Cada membro da sua casa pode ajudar com idéias para diminuir as contas ou conseguir mais dinheiro, com um trabalho extra ou venda de itens que vocês não usam mais.

5 – Corte gastos desnecessários

Enquanto você está com dívidas, fica difícil realizar sonhos maiores. Então, por um período será necessário apertar o cinto e cortar alguns gastos. Lembre-se das pequenas economias, como:Apagar a luz do quarto quando sair;Colocar o chuveiro na posição verão no período de calor;Juntar as roupas para usar a máquina de lavar na capacidade máxima.

O estilo de vida e as necessidades de cada família vão indicar quais gastos podem ser cortados. Mas não se esqueça de que para sair das dívidas, você terá que fazer um esforço.

6 – Busque uma renda extra

Às vezes, só cortar não basta, ou mesmo com todos os cortes possíveis ainda falta dinheiro para se livrar das dívidas. Se essa for a sua situação, o caminho pode ser a renda extra. Pode ser com um trabalho nas horas que estavam livres, bicos nos finais de semana ou mesmo com vendas.

Você pode se desfazer de itens que não usa mais ou criar produtos, bolos, doces, artesanatos, e vender para amigos, vizinhos ou mesmo na internet. Descubra alguma atividade que você leva jeito e comece a empreender.

7 – Negocie com os credores

Com o orçamento em ordem e com as economias de corte de gastos ou renda extra, procure os seus credores. Com dinheiro na mão é mais fácil negociar e conseguir desconto.

8 – Priorize as dívidas com maior juros

Se você tem mais de uma dívida, temos dicas para saber qual você deve pagar primeiro. O importante é dar prioridade para as dívidas que têm os maiores juros para não virar uma bola de neve.

9 – Pesquise antes de comprar

Essa é uma dica que serve para todos os consumidores, mas para quem está com dívidas é fundamental! Pesquisar antes de comprar qualquer produto é a garantia de que você vai encontrar o melhor preço e, claro, economizar.

Mesmo se o que pretende adquirir é um empréstimo para quitar uma dívida, é preciso pesquisar. E também temos dicas para quem está buscando crédito e quer encontrar as melhores ofertas.

10 – Faça uma autoavaliação

A última dica para sair das dívidas até o fim do ano é uma reflexão. Pare e pense no que aconteceu para você ficar nessa situação. Isso é importante para você evitar a inadimplência no futuro e saber sair do problema o quanto antes.

< Motorista sem CNH quebra carro ao ser parado em blitz; veja vídeo Gkay compra tênis rasgado com aparência de sujo por R$10 mil <