O adeus
Velório do papa Francisco: multidão se despede e vídeo emociona
Corpo foi levado para Basílica em meio a uma procissão
O velório do papa Francisco acontece nesta quarta-feira (23) no Vaticano. Cardeais e autoridades fizeram uma procissão para encaminhar o corpo do pontífice até a Basílica de São Pedro.
A condução foi feita após oração presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, função de uma espécie de ajudante do papa.
O translado começou às 4h, no horário de Brasília. A procissão seguiu pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos até a Praça de São Pedro. O corpo do papa Francisco, então, entrou na Basílica pela porta principal.
No altar da confissão, o cardeal camerlengo conduziu uma pequena Liturgia da Palavra, que é composta por leituras da Bíblia, abrindo depois o espaço para visita ao corpo do papa. Cardeais, então, fizeram suas despedidas. O rito foi concluído com o canto da Salve Regina, um hino mariano que começa com 'Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia'.
De acordo com o Vaticano, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes ao longo da cerimônia, desde cardeais, até o público na Praça São Pedro, onde acontece o velório aberto.
O corpo do papa foi recebido por uma multidão, que fazia fila para entrar na basílica e prestar suas últimas homenagens ao pontífice. O velório público ficará aberto até a sexta-feira (25), e o caixão será fechado às 15h, no horário de Brasília (20h no horário local).


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!