Batida
Vídeo: PM aposta 'racha' com viatura e provoca acidente
Quatro agentes serão julgados e podem ser expulsos
Um policial militar foi flagrado por uma câmera corporal disputando um "racha" na Rua da Independência, em Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. A ação do soldado resultou em um acidente, quando a viatura oficial da Polícia Militar colidiu com dois veículos estacionados e um poste de semáforo.
O caso aconteceu no dia 13 de julho de 2024, na Rua da Independência, em Interlagos, na Zona Sul da capital paulista. O caso só se tornou amplamente conhecido nesta semana, quando as imagens, que mostram a imprudência do agente e o momento da colisão, começaram a circular e viralizar nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver uma conversa entre o policial o companheiro dele que estava ao seu lado no carro e aparece no vídeo dando risada momentos antes do acidente.
Outra viatura da PM se aproxima do carro dos policiais e um deles sugere: "Posso dar um racha?". O motorista então acelera o veículo.
Os policiais comentam que a outra viatura está acelerando junto. Durante a ação, as sirenes das viaturas chegam a ser acionadas. Alguns segundos depois, o motorista perde o controle e colide.
Os momentos que antecederam e sucederam a colisão foram registrados pela câmera corporal (body cam) do próprio policial militar envolvido.
Colisão
Imediatamente após a colisão, o agente sai da viatura da PM, visivelmente surpreso com o ocorrido. "E agora?", questionou o policial que estava dirigindo o veículo oficial. "O que eu fiz, meu Deus?".
Em seguida, observando os danos causados a um carro de passeio, a um caminhão pequeno e a um poste, o agente faz uma ligação para seu superior imediato para relatar o acidente. "Sofri um acidente", disse ele. "Bati [sic] a viatura."
"Arrebentamo [sic] o carro...", diz o soldado ao telefone. "Você não é louco", responde o superior do outro lado da linha, orientando o agente a enviar uma foto do acidente.
Consequências
O soldado foi advertido e atualmente enfrenta um processo na Justiça Militar pelos danos causados à viatura da PM, aos dois veículos envolvidos e ao poste danificado.
Além dele, o colega de farda que estava ao seu lado na viatura e aparece no vídeo rindo momentos antes do acidente também responde ao processo. O mesmo ocorre com os outros dois policiais que estariam envolvidos no "racha" e acompanhavam a cena.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os quatros policiais serão julgados pela Justiça Militar, e que, caso condenados, podem até ser expulsos da corporação.
"A Polícia Militar esclarece que a conduta dos policiais foi apurada por meio de Inquérito Policial Militar, já concluído e remetido à Justiça Militar. Como resultado, quatro agentes foram acusados com base no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e respondem a processos administrativos que podem levar às suas respectivas exonerações. Na esfera civil, eles respondem a um processo indenizatório devido aos prejuízos causados a terceiros e ao patrimônio público", diz a nota divulgada pela SSP ao portal G1.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!