Brasil & Mundo

Vital Brazil produzirá novos medicamentos contra o câncer

Um termo de compromisso assinado entre o Instituto Vital Brazil, em Niterói, e o Ministério da Saúde, produzirá quatro novos medicamentos para  tratamento de câncer: Capecitabina, Dasatinibe, Erlotinibe e Hidroxiureia.

A produção dos chamados oncológicos será realizada pelo IVB em parceria com os laboratórios EMS e Globe Química. O Vital Brazil já produz a Rivastigmina, utilizada no tratamento de Alzheimer, e o Imatinibe, que combate a leucemia mieloide crônica.

As Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) são resultado da estratégia do Governo Federal para integrar setores públicos e privados, a fim de estimular a fabricação de medicamentos no Brasil e, assim, fortalecer o Complexo Industrial da Saúde.

“As PDPs são um avanço no campo da saúde, estimulam a independência em relação aos importados e ainda reduzem custos para o Ministério As PDPs têm como objetivos a nacionalização da tecnologia de produção, redução dos custos e a independência de importação de medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde” garante Edimilson Migowski, presidente do IVB.

Sobre os medicamentos

O Capacitabina é indicado para o tratamento dos cânceres de mama, o colorretal e o gástrico. Já o Dasatinibe é utilizado no tratamento de Leucemia Mieloide Crônica. O Erlotinibe é indicado para o tratamento de câncer de pulmão. A Hidroxiureia é utilizada em pacientes com Doença Falciforme, mas também é indicada para tratamento de doenças neoplásicas e leucemia mieloide crônica, psoríase e policitemia vera.

O Instituto

O Instituto Vital Brazil é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ligada à Secretaria de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

< Ação Social no Engenho do Mato Mais saúde para rodoviários gonçalenses <