Tecnologia
WhatsApp deixa para ano que vem lançamento de ferramenta
MPF havia pedido adiamento por causa das eleições
O WhatsApp comunicou ao Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo que não irá lançar a ferramenta "Comunidades" neste ano. O órgão federal havia solicitado o adiamento do lançamento, que estava previsto para o final de 2022, visando as eleições deste ano.
Segundo o MPF, o objetivo é evitar que a atual política de enfrentamento à desinformação da empresa seja alterada em um momento eleitoral, podendo "colocar em risco a estabilidade democrática do país."
A ferramenta "Comunidades" permite a criação de vários grupos em um espaço compartilhado, dando a possibilidade de enviar avisos para milhares de pessoas ao mesmo tempo. A empresa já começou a realizar testes em diferentes países do mundo.
A previsão para o lançamento da opção no Brasil é em 2023. O WhatsApp ressalta que a ferramenta está em fase de testes.
Entre os motivos de preocupação do MPF, está o fato de que usuários no papel de administradores destas Comunidades poderão, valendo-se de “avisos”, mandar mensagens para todos os milhares de integrantes dos grupos que elas congregarem, de uma só vez.
"Tal recurso, a depender de como será usado após ser implementado, poderá aumentar a capacidade de as pessoas viralizarem conteúdos por meio do aplicativo", diz o órgão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!