Mudanças
WhatsApp vai parar de funcionar em Android antigo; entenda
Medida começa a valer nesta terça-feira (24)
O WhatsApp está encerrando a compatibilidade com dispositivos Android que possuem a versão 4.1 (Jelly Bean) a partir desta terça-feira (24).
Isso significa que os smartphones que utilizam essa versão do Android não poderão mais receber atualizações e não conseguirão executar o aplicativo de mensagens.
A partir de agora, o WhatsApp requer Android 5.0 (Lollipop) ou uma versão mais recente para funcionar. No caso de dispositivos iPhone (iOS), não haverá mudanças, e o aplicativo continuará sendo compatível com o iOS 12 ou versões posteriores.
Decisão
O WhatsApp afirma que notificou os usuários com antecedência sobre o encerramento da compatibilidade. A Meta, empresa proprietária do aplicativo, e o Google, responsável pelo sistema Android, não disponibilizam uma lista de dispositivos que deixarão de ser compatíveis com o aplicativo.
O WhatsApp explica que, anualmente, realiza uma análise dos sistemas Android e iOS mais antigos que têm um número reduzido de usuários. Com base nessa análise, o aplicativo pode decidir interromper o suporte a essas versões, o que pode representar um problema para os usuários, uma vez que as atualizações de segurança são essenciais, e a correção de falhas é uma prática constante em qualquer aplicativo.
A empresa ressalta que essa prática é comum no setor de tecnologia e visa garantir a segurança e a funcionalidade do aplicativo em dispositivos mais modernos.
Saiba como verificar no seu celular
Devido a variações nos menus de configurações dos dispositivos Android, os passos para verificar a versão do sistema podem variar entre as marcas. Aqui estão instruções para dois fabricantes populares:
Samsung:
Abra as 'Configurações'.
Selecione 'Sobre o telefone'.
Escolha 'Informações do software'.
Procure a seção 'Versão Android'.
Motorola:
Acesse as 'Configurações'.
Toque em 'Sistema'.
Selecione 'Sobre o dispositivo'.
Verifique a 'Versão do Android'.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!