Cidades
21 dias de ativismo contra o racismo em SG
A Coordenadoria de Igualdade Racial de São Gonçalo deu início a uma série de atividades que ocorrerão durante todo o mês de março contra o racismo. A programação, gratuita e aberta ao público, contará com rodas de conversa, exposição e homenagem a personalidades negras da cidade. A abertura aconteceu nesta terça-feira na OAB de São Gonçalo.
"Minha mãe era negra e pobre, e me educou enquanto lavava roupas. Fui professora no Colégio Nilo Peçanha e hoje sou doutora em literatura africana. Nós seguimos lutando, para que através da educação, a justiça seja feita e a história dos negros seja contada para as próximas gerações", afirmou Sonia Maria dos Santos, durante a abertura do evento batizado "21 dias de ativismo contra o racismo".
O racismo é crime previsto por lei (7.716/1989), inafiançável e imprescritível, com pena de um a três anos e multa, conhecida como Lei Caó, em homenagem ao jornalista e militante do movimento negro Carlos Alberto Caó Oliveira. Para o advogado e coordenador de Igualdade Racial, Herimar Santana, a iniciativa dos 21 dias de combate ao racismo pode e deve ser abraçada por toda a cidade.
Origem da data
As atividades também fazem alusão ao dia 21 de março, dia internacional contra a discriminação racial, criado pela Organização das Nações Unidas. Em 21 de março de 1960, milhares de pessoas protestavam pelas ruas de Joanesburgo, na África do Sul, contra a "lei do passe". A lei obrigava negros a andarem com identificações que limitavam os locais pelos quais poderiam circular. Na ocasião, tropas militares do Apartheid mataram e feriram centenas de pessoas.
"A secretaria acredita no potencial que iniciativas como essa tem para mobilizar e criar caminhos de diálogo em nossa cidade. Em 2017 reativamos o Conselho de Igualdade Racial e a Coordenadoria de Igualdade Racial a fim de que a luta antirracista seja mais que um recorte, e sim uma pauta fundamental na garantia de direitos da população negra gonçalense", afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
8/03
Roda de Conversa com Mulheres Negras
Horário: 13h
Local: Praça Doutor Luiz Palmier, Centro
Exposição "Paradoxo da Mulher Negra", segundo a visão de Elizabeth Sales
Horário: 18h
Local: Partage Shopping, Avenida Presidente Kennedy, 425, 2º andar
09/03
Moção "Pérolas Negras na luta pela igualdade racial"
Horário: 18h
Local: Auditório OAB São Gonçalo, Rua Euzalina, 100, Zé Garoto
11/03
Encontro dos Irmãos e amigos do Axé na luta pela igualdade racial
Horário: 13h
Local: Espaço São Jorge, Rua Alberto Torres, s/n, Vila Lage
13/03
Racismo e população Lgbti
Horário: 18h
Local:Partage Shopping
15/03
Mesa de escritoras: racismo, branquitude e doloridade
Horário: 13h
Local: Centro Municipal de Formação Continuada (Crefcon), Avenida Getúlio Vargas, 1207, Barro Vermelho
15 a 30/03
Exposição "Negritude do Brasil"
Horário: 10h
Local: Casa das Artes, Rua Coronel Moreira César, Zé Garoto
16/03
Racismo religioso
Horário: 18h
Local: Câmara dos Vereadores , Rua Francisco Portela, 2814
21/03
Dia Internacional contra o racismo: Militantes negros, nossas Dandaras, Zumbis e Gangazumbas
Horário: 18h
Local: Auditório da OAB
22/03
Juventude Negra: Criminalidade e oportunidades
Horário: 18h
Local: Auditório da OAB
24/03
Café da manhã e história
Horário: 10h
Local: Fazenda Engenho Novo
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!