Cidades
A importância do espaço escolar na construção do aluno
O espaço e a documentação são aspectos imprescindíveis para a Educação Infantil. Sob esta premissa, um vídeo, lançado nesta sexta-feira (6), aborda a importância destes fatores no processo educacional para a primeira infância: o espaço como educador. O conteúdo integra uma série de vídeos produzidos e divulgados pelo GayLussac, escola do município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, em suas redes sociais.
Os conteúdos audiovisuais têm como objetivo valorizar a Educação Infantil abordando, além da importância do espaço e a documentação, temas como “a fase mais importante da Educação Básica”, “inteligência se aprende” e “bem-estar e salvaguarda”. Luiza Sassi, diretora-geral do GayLussac, explica que a vivência no espaço escolar afeta, por exemplo, a constituição corporal, deixando marcas e memórias afetivas para sempre.
“O espaço escolar é um aspecto imprescindível na educação da infância. O espaço é considerado na abordagem reggiana o terceiro educador, que tem uma função importante na experiência de ensino e aprendizagem na infância. O educador espanhol Frago, no livro ‘Arquitetura como programa. Espaço, escola e currículo’ apresenta como o espaço escolar traz na sua arquitetura uma mentalidade, uma visão de mundo que indica valores simbólicos, estéticos e ideológicos”, afirma Sassi, que ainda complementa que os espaços influenciam no modo como a educação acontecerá nas relações estabelecidas no cotidiano escolar.
“Dessa forma, o espaço escolar deve ser permeado por objetos naturais que possam se relacionar de modo ativo e liberto para que as experiências infantis sejam provocadas como uma forma cultural que deve ser experimentada. O espaço escolar da Educação Infantil deve estar em consonância com as perspectivas teóricas escolhidas de referência da escola, criando um planejamento do ambiente que apresenta uma relação estreita com a visão institucional e visão de criança que a escola possui”, complementa a diretora do instituto.
A documentação, por sua vez, é a forma como as experiências vividas na escola são registradas. Por meio desta, é possível significar as experiências através das imagens, das artes, das sensações que ficam guardadas como um arquivo vivo. Sassi relembra que a criança revisita, junto à família, a documentação vivida no coletivo e compreende as suas experiências históricas.
Ainda segundo ela, para Malaguzzi, educador italiano, a criança é feita de cem linguagens e a escola e a cultura costumam roubar-lhe noventa e nove. Por isto, é preciso que a educação infantil se comprometa a preservar as cem linguagens das crianças – é justamente no espaço escolar que isso pode acontecer.
Espaços que marcam a vida
Um dos exemplos mais claros, para demonstrar como o espaço é algo marcante em nossa infância, é o fato de que a maioria das pessoas se recorda, em memórias sinestésicas, de diversas sensações dos primeiros anos em uma instituição de ensino. É justamente por isto, segundo Sassi, que o espaço precisa ser levado com seriedade.
“Tenho vontade de revisitar o espaço no qual vivi minha educação infantil no final da década de 60. Lembro-me da escola de modo particular, com todas as sensações possíveis. Lembro-me da quantidade enorme de cavaletes espalhados pela escola, da marcenaria que, na época, era destinada apenas aos meninos e a casa de boneca do tamanho de gente grande. Lembro-me da terra, da cor do cimento áspero do chão, dos tijolos vazados e de um bonde verde colocado no meio do pátio”, recorda Sassi.
Por isto, segundo a Educadora, é importante que pais e responsáveis por alunos de educação infantil, considerem, de forma séria e atenta, estas noções.
Ainda segundo ela, uma vez que isto seja garantido, é mais provável que sejam proporcionados o convívio, a brincadeira, a participação, a exploração, a expressão e o conhecimento, uma vez que as experiências sensoriais e a necessidade de movimento são importantes para o pleno desenvolvimento da infância.
Espaços ao ar livre também são fundamentais. Para a educadora, as áreas externas são valiosas para que a escola possa possibilitar campos de experiência que promovam a curiosidade e a criatividade.
Parâmetros básicos de infraestrutura
O tema é tão sério que, em 2006, o Ministério da Educação lançou um encarte que define, justamente, os “Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil”, que integra o documento Parâmetros Nacionais para as Instituições de Educação Infantil”.
O material aborda, majoritariamente, noções de espaço que devem seguidas por instituições e pode ser conferido no site.
Bem-estar e salvaguarda
Na próxima sexta (13), o último vídeo da série será lançado. Este, por sua vez, abordará o tema “Bem-estar e salvaguarda”. Todos os vídeos podem ser conferidos nas páginas da escola no Facebook, Instagram e YouTube.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!