Cidades

Abrigos para idosos são alvos de fiscalização da Vigilância Sanitária em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Abrigos para idosos são alvos de fiscalização da Vigilância Sanitária em São Gonçalo
|  Foto: Renan Otto
Abrigos no bairro Trindade e no Rocha foram fiscalizados. Foto: Divulgação Ascom/SG

A Prefeitura de São Gonçalo, através das Subsecretarias de Vigilância Sanitária e de Fiscalização de Posturas, deu sequência às vistorias em casas de repouso para idosos do município nesta terça-feira (26). 

Na primeira vistoria, na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Trindade, os agentes encontraram diversas irregularidades e sinais de falta de zelo com os 31 idosos assistidos, que eram cuidados por apenas uma técnica de enfermagem. O cheiro de urina tomava o segundo pavimento e a falta de higiene era visível, com colchões e travesseiros comprometidos, além da lavanderia com fluxo cruzado de roupas (misturando peças limpas com sujas).

Além disso, os cômodos possuíam mais leitos do que o permitido pela legislação RDC nº 502 de 2021, que determina um máximo de quatro dormitórios por quarto, com afastamento mínimo, em função da pandemia de covid-19. No quesito segurança, mais irregularidades. Os três extintores de incêndio da casa estavam fora da validade e dois deles estavam vazios. Como se não bastassem os problemas encontrados na residência, a área externa também apresentou irregularidades.

Os agentes recolheram dois papagaios sem anilha, em gaiolas sujas e sem as mínimas condições para serem utilizadas. Os dois animais foram apreendidos pelo Comando de Polícia Ambiental (Cpam) e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica. O caso foi registrado na 72 ª DP (Mutuá).

Na segunda vistoria, em um abrigo localizado na Rua Joaquim Pacheco, no bairro do Rocha, os agentes da Vigilância Sanitária não encontraram nenhuma irregularidade.

"As fiscalizações vão continuar nos mais diversos estabelecimentos no município de São Gonçalo, de forma rígida, para garantir que a população tenha um serviço digno e de qualidade", ressaltou o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Lima.

< Itaboraí adianta dose de vacinação da Pfizer para jovens de 12 a 17 anos Gilberto Braga, autor de novelas, morre aos 75 anos nesta terça no Rio de Janeiro <