Cidades
Abril Verde com ciclo de palestras
O Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, ambos comemorados no Abril Verde, realizam nesta terça-feira (24) o Ciclo de Palestras em Saúde do Trabalhador no CIEP Maria do Amparo Rangel de Souza, no Centro. A ação é coordenada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Metropolitana II que compreende os municípios de Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. A campanha Abril Verde foi criada em 2005 através da Lei n° 11.121, por iniciativa de sindicatos canadenses em razão de um acidente que matou dezenas de trabalhadores em uma mina, nos Estados Unidos, em 1969.
Números significativos
O Brasil ocupa o 4º lugar no mundo em número de acidentes de trabalho por ano. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem e 300 milhões ficam feridas, anualmente.
Palestrantes:
Simone Hallison L. de A. Fernandes - Enfermeira Sanitarista, Especialista em Saúde Pública.
Mara Regina da S. Epiphanio - Enfermeira / Fisioterapeuta, Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fiocruz, Gerente da Saúde do Trabalhador de Maricá
Rogério Ignácio Cardoso - Técnico em eletrotécnica, Técnico de Segurança do Trabalho, Membro do Conselho Fiscal do SINTSNIT (Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho de Niterói e Região).
Programação:
9h – Café da manhã
10h – Abertura
11h – Evolução histórica da Saúde do Trabalhador no SUS e Controle Social
11h30 – Notificação do Agravo Relacionado ao Trabalho
12h – Manejo do Acidente de Trabalho grave, fatal e infanto-juvenil
12h30 – Almoço
14h – Desafios da Vigilância em Saúde do Trabalhador
14h30 – Segurança nos Ambientes e Processos de Trabalho
15h – Aplicabilidade de ações para a promoção da Saúde do Trabalhador
15h30 – Perguntas
16h – Entrega dos Certificados
16h30 – Lanche
CIEP Maria do Amparo Rangel de Souza fica na Avenida Roberto Silveira, nº 259, no Centro de Maricá, ao lado do terminal rodoviário)
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!