Cidades

Ação Itinerante de Combate à Sífilis

O Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no 3º domingo de outubro, será lembrado durante todo o mês em São Gonçalo. Desde o último fim de semana, a prefeitura vem realizando uma série de ações de combate à doença. Uma delas é a "Testagem Itinerante", um trabalho educativo para descentralizar informações, prevenir a incidência de novos casos e promover a saúde da população.

Até a próxima sexta-feira (6) o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, estará realizando testes rápidos para sífilis, HIV, Hepatite B e C. "A proposta é levar ações estratégicas para locais de grande circulação. Quando não há comportamento de risco e o resultado é negativo, a orientação visa reforçar a prevenção. Quando há comportamento de risco, e casos de resultado positivo, o paciente é encaminhado a uma unidade de saúde de referência para confirmação e acompanhamento especializado", explica o secretário de Saúde Dimas Gadelha.

A partir do dia 16 de outubro até o dia 20, a atividade será realizada no Assaí de Alcântara. Nos dias 26 e 27 de outubro, é a vez do Caps AD, anexo da unidade de saúde Ana Nery, no Gradim, receber a equipe do “Testagem Itinerante”. O Pam Neves será o último a receber a atividade, nos dias 30 e 31 de outubro.

A sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível causada por uma bactéria conhecida como cranco duro. A infecção é altamente contagiosa e mostra o aparecimento de manchas e feridas na pele. No estágio mais avançado, ela pode causar cegueira, má formação congênita em caso de gestantes e deficiência mental. Na maioria dos casos, demora anos para apresentar qualquer sinal. O problema acontece quando ela evolui para o estágio secundário e começa a se tornar um risco para a saúde, principalmente no caso de gestantes.

< Cinco mil empresas fecharam as portas entre 2014 e 2015 segundo IBGE Tentativa de assalto termina em tiroteio no Mutuá <