Orientação
Ação para diagnóstico de glaucoma será realizada em praça no Rio
A doença é considerada a segunda causa de cegueira no Brasil
Em celebração à Semana de Conscientização sobre Glaucoma, um grupo de oftalmologistas promove ação social neste sábado (20), das 9h às 15h, na Praça São Salvador, no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio. O glaucoma é a segunda causa de cegueira no Brasil, atrás apenas da catarata.
Mas apesar de ser uma doença crônica e sem cura, o glaucoma, segundo os especialistas, pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. O diagnóstico precoce é essencial para que não evolua para cegueira.
Com o objetivo de promover uma conversa sobre a doença, seus riscos e a importância do exame oftalmológico anual, o grupo batizado de “Glaucoma Rio” irá oferecer ainda material informativo e bate-papo com cerca de 25 especialistas na área.
"O glaucoma é uma doença nos olhos que se caracteriza por um aumento da pressão intraocular ou por uma fragilidade do nervo ótico. Por isso, em caso de suspeita, deve-se ir ao oftalmologista para realizar os exames e iniciar o tratamento adequado para o glaucoma e prevenir assim a perda da visão", explica a oftalmologista Paula Ferraz.
O tipo mais comum do glaucoma é o glaucoma de ângulo aberto que não causa nenhuma dor, nem nenhum outro sintoma que possa indicar o aumento da pressão intraocular. Já o glaucoma de ângulo fechado, que é o tipo menos comum, pode causar dor e vermelhidão nos olhos.
A ação conta com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Sociedade Brasileira de Glaucoma.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!