Cuidado com o corpo
Ação social de saúde com atendimento e testes de graça em São Gonçalo
Evento não terá agendamento, mas haverá distribuição de senhas
A Prefeitura de São Gonçalo irá realizar a "Semana da Saúde", uma ação social com serviços de saúde do município nesta semana. O evento irá acontecer na Praça Estephânia de Carvalho (Praça do Zé Garoto) entre terça-feira (15) e quinta-feira (17), das 8h às 16h.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo e vai oferecer vários serviços aos moradores. A Prefeitura informou que não há agendamento, mas terá distribuição de senhas a partir das 7h. O evento contará ainda com apresentação da Escola de Samba Porto da Pedra e da Orquestra Municipal de São Gonçalo.
"Serão três dias para os moradores aproveitarem e conhecerem os serviços e atendimentos de saúde da cidade. O objetivo é orientar as pessoas que não sabem onde e como procurar ajuda. Serão realizados exames e encaminhamentos para consultas, além de atividades de prevenção e promoção à saúde", disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.
A Semana da Saúde vai oferecer auriculoterapia, aferição de pressão, testes de glicose e rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV. No local, também haverá atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase. No espaço dedicado à Saúde do Homem, os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.
"A Semana da Saúde é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Já fizemos o evento na capital e na Baixada Fluminense. Agora, estamos levando pela primeira vez a caravana de serviços para a população de São Gonçalo. Queremos chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde, a prevenção e a doação de sangue, garantindo aos cidadãos acesso a diversos serviços de saúde", disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
No evento, as mulheres com mais de 50 anos poderão passar por triagem para a realização da mamografia, que será realizada no mesmo dia no Espaço Rosa ou no Hospital Doutor Luiz Palmier, ambos no Zé Garoto. É necessário ter o pedido médico em guia própria do SUS para o procedimento, xerox de RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência atualizado. Quem tiver o pedido de rede particular, poderá fazer a transcrição na hora. E um médico poderá fazer o pedido na hora, caso julgue necessário.
A ação ainda vai oferecer orientações sobre alimentação saudável e realizará a bioimpedância – exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
Avaliações da saúde bucal também serão feitas através do atendimento odontológico. Além de orientações de como ter acesso ao dentista para os que precisam, os gonçalenses poderão fazer a fluoretação (limpeza com flúor para a prevenção de cáries). Os olhos também serão vistos. Haverá exames para detectar o glaucoma e de fundo de olho. Para este atendimento de oftalmologia também serão necessárias cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência atualizado.
O evento também vai reforçar a importância da população em ajudar a salvar vidas. Os gonçalenses poderão doar sangue no local através do estande do Hemorio. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. A expectativa do Hemorio é que sejam coletadas 80 bolsas de sangue por dia.
Quem ainda não se vacinou contra Covid-19 poderá aproveitar para receber a imunização. Estarão disponíveis a segunda dose e dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais. As pessoas que passarem pela Semana da Saúde de São Gonçalo também terão acesso a serviços sociais como cadastramento e atualização do cartão SUS e acompanhamento de Bolsa Família. O serviço de atendimento do Bolsa Família ocorrerá na Clínica Municipal da Criança Célio Carvalho Martins (Rua Zé Garoto, s/nº, Praça Estephânia de Carvalho), onde também será realizada a verificação de vitamina A, ferro, peso e medida das crianças.
A Prefeitura também informou que haverá a distribuição de pastilhas de cloro para o tratamento da água através do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua).
Durante os três dias de evento, o Poder Executivo prevê cerca de dois mil atendimentos diários à população. Serão oferecidos, por dia, 400 consultas com urologistas e testes de PSA, 90 agendamentos de mamografia, 150 avaliações dermatológicas para hanseníase, 120 exame de glaucoma e fundo de olho, 500 senhas para aferição de pressão arterial, medição de glicose e avaliação corporal e 100 testes de hepatite, sífilis e HIV. As senhas começarão a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas liberadas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!