Cidades
Acidente no Fonseca: caminhoneiro vai responder por dois crimes
O motorista do caminhão envolvido em grave acidente com uma morte e 15 feridos no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, na noite desta terça-feira (6),irá responder pelos crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa, o que pode gerar uma pena de até cinco anos de prisão. De acordo com agentes da Delegacia do Fonseca (78ª DP), responsável pelo caso, cabe ao juiz definir se a pena da lesão corporal é cumulativa em razão da quantidade de feridos decorrentes do acidente causado pelo motorista do caminhão. Se a decisão for pelo acúmulo de penas, o caminhoneiro pode pegar até 34 anos de cadeia.
“Foi feito o registro e ele já responde pelos crimes de lesão corporal culposa e homicídio culposo por não haver comprovação de culpa do caminhoneiro. A pena para a primeira varia entre seis meses e dois anos, já o homicídio culposo, decorrente de acidente de trânsito, tem pena variando entre 2 e 4 anos de prisão”, disse um agente da distrital.
Segundo a Polícia Civil, o caminhão passará por perícia, ainda nesta quarta-feira (7) para avaliar o que pode ter causado o acidente. Na manhã desta quarta, um dos veículos envolvidos no acidente estava na sede da Delegacia do Fonseca e chamou a atenção de curiosos que passavam pelo local.
Poucos minutos após o acidente, o motorista do veículo de grande porte conversou com o Plantão Enfoco e revelou que havia perdido os freios a poucos metros do local do acidente. Desolado, ele, que estava com mais um ajudante, disse que perdeu o controle pouco após a última curva e que por conta do sinal vermelho jogou para o lado da baia.
"Perdi os freios e comecei a buzinar. Como o sinal estava vermelho e se eu fosse direto o estrago seria muito maior, optei por jogar na traseira do ônibus e consegui parar, mas o carro que estava do lado infelizmente acabou arrastado", disse o motorista do veículo que teve apenas ferimentos leves.
Uma pessoa, identificada como Sandra Regina Gomes Gouvea, de 70 anos, foi a única vítima fatal do acidente que envolveu seis veículos, sendo um caminhão, dois ônibus e três veículos de passeio. A vítima estava em um dos três veículos de passeio e chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. Outras 15 pessoas ficaram feridas e foram levadas para unidades de saúde da região, sendo uma delas, identificada como José Gilson Mendonça, de idade não revelada, em estado grave no Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), no Fonseca.
Um passageiro do ônibus mais afetado pelo acidente, que estava sentado no último banco do coletivo, relatou, ainda no local do acidente, os momentos de medo e dor.
"Sentei no último banco, no final do ônibus, e só senti o impacto e fui jogado pra frente. Machuquei as pernas e o rosto e veio muito vidro em cima de mim. Quando tudo parou eu vi o teto do ônibus rasgado com parte do guindaste. Nasci de novo", disse o passageiro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!