Sem higiene

Açougue, com moscas e baratas, é fechado pelo Procon no Rio

Fiscalização descartou mais de 400 alimentos em 3 comércios

Alimentos foram jogados fora após inspeção do Procon-RJ
Alimentos foram jogados fora após inspeção do Procon-RJ |  Foto: Divulgação/Procon-RJ

Uma operação do Procon Estadual do Rio de Janeiro e da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (12), descartou mais de 400 quilos de alimentos impróprios, entre vencidos, mal armazenados e sem especificação quanto à manipulação e validade, na Baixada Fluminense e no Centro do Rio.

A ação dos agentes do Procon-RJ e de policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) ocorreu após recebimento de denúncias. Um açougue, localizado no Centro do Rio, uma peixaria e um mercado de carnes, ambos na Baixada, foram fiscalizados. O açougue precisou ser interditado, e os responsáveis pelos outros dois estabelecimentos foram levados à Decon.

De acordo com os agentes do Procon-RJ, além de alimentos impróprios ao consumo, como carnes e condimentos, a falta de higiene levou à interdição do açougue. No local, havia insetos como moscas e baratas, que colocavam em risco a saúde dos consumidores. Na ação, 406 quilos de alimentos impróprios, 

"Essas operações são importantes porque combatem irregularidades que afetam diretamente a saúde dos consumidores. Neste caso, os estabelecimentos fiscalizados estavam comercializando produtos impróprios ao consumo. Procuramos realizar esse trabalho de forma contínua, integrando a inteligência dos órgãos fiscalizadores", explica Cássio Coelho.

Conforme Coelho, o Procon-RJ tem um canal de denúncia pelo WhatsApp e, por meio dos setores de pesquisa e fiscalização, essas denúncias são verificadas e, muitas vezes, se tornam operações com outros órgãos.

"É importante que o consumidor realize as denúncias para que possamos averiguar e realizar estas operações".

Os fornecedores fiscalizados nesta terça-feira terão 15 dias para defesa. A desinterdição do estabelecimento fechado durante a operação será feita depois da resolução dos problemas apontados.

O consumidor que desejar fazer denúncias ou reclamações poderá acessar os canais de atendimento pelo site oficial da autarquia: www.procon.rj.gov.br.

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