Luto

Adolescente morre vítima de leptospirose após temporal em SG

Guilherme Valentim tinha 15 anos

Morador do bairro Vila Lage, Guilherme foi internado no Pronto-Socorro Central (PSC), mas não resistiu e faleceu no dia 23
Morador do bairro Vila Lage, Guilherme foi internado no Pronto-Socorro Central (PSC), mas não resistiu e faleceu no dia 23 |  Foto: Reprodução
 

O adolescente Guilherme Valentim, de 15 anos, morreu vítima de leptospirose após ter contato com água de enchente durante um temporal em São Gonçalo.

Morador do bairro Vila Lage, ele foi internado no CTI do Pronto-Socorro Central (PSC), mas não resistiu e faleceu no dia 23. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Guilherme tinha o sonho de ser jogador de futebol. Ele treinava no Instituto Projeto Luz, que definiu o rapaz como um jovem responsável, competente e habilidoso.

"Muito querido pelos alunos e colaboradores do nosso Instituto. Foi uma honra receber você, Guilherme, em nossas tardes, se dedicando aos treinos e participando com alegria e comprometimento dos nossos eventos", disse.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira.

Segundo o Ministério da Saúde, a sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas. 

O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, além do risco de letalidade que pode chegar a 40% nos casos mais graves.

Sua ocorrência está relacionada às condições precárias de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados. 

As inundações propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos.

Os principais sintomas da leptospirose são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna) e calafrios, que aparecem alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto (em média sete a quinze dias após a contaminação).

Ao sentir algum destes sintomas, procure, o mais rápido possível, uma unidade de saúde e informe ao médico se houve contato com água ou lama de enchente.

< Cubango tem problemas e se complica; União de Maricá vai bem Mãe de menino que caiu de prédio está sedada na casa de parentes <