Cidades

Agentes de saúde visitam milhares de casas em São Gonçalo

O Dia D de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, mobilizou 400 agentes na ação, que visitaram 5800 residências na última sexta-feira (18). Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental, agentes comunitários de saúde (ACS) e voluntários da Cruz Vermelha levaram informações para conscientizar a população sobre a importância de acabar com os criadouros do mosquito nas residências, comércios e ruas.

Além das visitas domiciliares, as equipes pulverizaram o larvicida com carro fumacê em diversas ruas dos bairros mais afetados. Dados da Vigilância Ambiental do município mostram que os depósitos podem ser evitados em 25% das residências visitadas pelos agentes de endemias. Um grupo de agentes de endemias da entomologia também participou, com a exposição que apresenta as fases do mosquito Aedes aegypti.

A ação teve concentração em diversas praças da cidade, como a praça Doutor Luiz Palmier (Praça do Rodo), o calçadão de Alcântara (em frente ao Prédio do Relógio), Praça da Trindade, Gradim, Santa Izabel, Barro Vermelho, Mutuá, Itaúna, Largo da Ideia, Jardim Catarina (praça do skate e DPO), Amendoeira (Cedae), Venda da Cruz (Condomínio Residencial Venda da Cruz) e Engenho do Roçado (em frente ao Posto Hiparco Ferreira).

"Essa mobilização é de extrema importância para que possamos, juntos com a população, combater o mosquito. O trabalho já vinha sendo feito pelas equipes e agora vamos massificar ainda mais. Precisamos ir direto ao foco e mobilizar as pessoas para a necessidade de identificar e eliminar os criadouros de mosquitos", enfatiza o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

< Clube do Choro de Niterói homenageia Jacob do Bandolim Copa 2018: convocados começam a chegar ao Rio <