Cidades

Alameda, em Niterói, terá faixa exclusiva para motociclista

Imagem ilustrativa da imagem Alameda, em Niterói, terá faixa exclusiva para motociclista
Objetivo do projeto é trazer mais segurança para os motociclistas. Foto: Ascom Niterói

A Alameda São Boaventura, no Fonseca, na Zona norte de Niterói, ganhará faixas de retenção exclusiva para motos. Ao todo, serão implantadas 24 áreas de espera ao longo do trajeto. A via será a primeira a receber as faixas exclusivas na cidade. A nova regra começa a vale já na madrugada desta quarta-feira (8).

A medida incorpora a nova lei de trânsito, que entrou em vigor em abril de 2021, e incluiu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição de uma sinalização destinada exclusivamente aos motocicletas, motonetas e ciclomotores. A área de espera compreende o espaço delimitado entre duas linhas de retenção, contendo de 2,5 a 3 metros, posicionado entre a faixa de pedestre e os veículos que estão parados no semáforo vermelho.  

O objetivo do projeto é trazer mais segurança para os motociclistas, minimizando o conflito com outros veículos no momento da partida no semáforo verde. Além disso, a área de espera possibilita maior visibilidade às motos que estão próximas a travessia de pedestre, reduzindo assim a incidência de acidentes envolvendo motociclistas e pedestres.

< Projeto que estende validade de concursos é aprovado pela Comissão do Senado PSG amassa o Brugge com show de Mbappé e Messi na Champions League <