Logo Enfoco


    Cidades

    Alegria e aplausos na chegada de vacinas em Niterói

    Publicado 18/01/2021 às 22:27 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    https://youtu.be/1001UAQyyG0

    A chegada da primeira remessa da vacina CoronaVac ao Centro de Distribuição da Secretaria de Estado de Saúde, no Barreto, Niterói, causou euforia na população local.

    Sob aplausos, 'o comboio da esperança' passou e fez a alegria dos niteroienses do alto dos prédios, na noite desta segunda-feira (18). Carros da Polícia Federal acompanharam a chegada das doses. Helicópteros do estado também davam cobertura.

    Cinco cidades receberão o maior número de vacinas nesta primeira fase – Rio de Janeiro (capital), com 231.840 doses; São Gonçalo, 27.590; Niterói, com 23.240; Nova Iguaçu, 14.930; e São João de Meriti, 14.870.

    O Estado do Rio de Janeiro deu início, nesta segunda-feira (18), à campanha de vacinação contra a Covid-19. Uma cerimônia no Cristo Redentor marcou o começo da imunização da população fluminense.

    Vinte caixas – cada uma com 1.200 doses da vacina CoronaVac - chegaram nesta tarde. Segundo o governador em exercício Cláudio Castro, o restante do que foi prometido pelo Ministério da Saúde deve chegar ao Rio para esta primeira fase de imunização na madrugada desta terça-feira (19).

    "É muito singular começar a vacinação no Cristo Redentor, que representa a paz, o amor e a vida. Hoje cedo fui a São Paulo e me reuni com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e mais 15 governadores para reiterar que o plano de imunização é nacional. Cada brasileiro importa igualmente ao outro", disse Cláudio Castro.

    Duas mulheres – Terezinha Conceição, de 80 anos e moradora do Abrigo Cristo Redentor; e Dulcinea da Silva Lopes, de 59 anos e profissional de saúde que atua na linha de frente no combate à pandemia - foram as escolhidas para tomar a primeira dose da CoronaVac.

    "Essa é a primeira etapa, ainda pequena, mas ao final dela o Brasil estará entre os cinco países que mais vacinaram no mundo. Este é o início da virada no Rio de Janeiro", completou o governador em exercício.

    Distribuição aos municípios

    Logo no início da manhã desta terça-feira (19) começará a distribuição simultânea e proporcional aos 92 municípios do estado. Antes, as vacinas serão catalogadas no Centro de Distribuição da Secretaria de Estado de Saúde, em Niterói.

    Na sequência, carros, caminhões e vans serão utilizados na logística de distribuição às cidades. A operação terá também o apoio de cinco helicópteros do estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) para que a vacina chegue até as mais distantes cidades no menor tempo possível.

    Na manhã desta segunda (18), em São Paulo, Castro participou de encontro que reuniu governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quando recebeu as 487.520 doses do imunizante destinadas ao estado do Rio de Janeiro. No último domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca.

    Dia histórico

    O prefeito Axel Grael garantiu que a cidade está preparada para iniciar o processo de vacinação com todos os insumos necessários.  

    “Hoje foi um dia histórico. Iniciaremos o mais rápido possível a vacinação em Niterói. Mesmo com a vacina, é importante que as pessoas continuem tomando os devidos cuidados. Mesmo com a população toda vacinada, ainda teremos alguns meses pela frente. É fundamental que os cuidados continuem sendo tomados para evitar aglomerações”, frisou o prefeito.

    O secretário de Saúde Rodrigo Oliveira enfatizou que Niterói foi a única cidade que participou, em parceria com o instituto Butantan, do estudo da Fase 3 desta vacina que agora está sendo disponibilizada para todo o Brasil.

    "Nossa contribuição com a ciência possibilitou que voluntários, os profissionais de saúde, fossem inicialmente vacinados e a gente contribuiu para esse processo deste momento histórico, quando o primeiro brasileiro teve a oportunidade de ser vacinado. Estamos prontos, logísticas prontas, todos os insumos distribuídos nas unidades”, reforçou o secretário.

    De acordo com o médico sanitarista, neste primeiro momento, Niterói terá disponível 11.400 vacinas e, em 15 dias, serão recebidas mais 11.400, somando, aproximadamente, pouco mais de 23 mil vacinas.

    “Com estas vacinas, a gente inicia a primeira fase do plano nacional de vacinação, que é justamente a prioridade aos profissionais de saúde, que estão mais expostos aos vírus, que estão na linha de frente do combate, além dos idosos que estão nas instituições de longa permanência. Os profissionais de saúde poderão se vacinar na unidade onde trabalham. A vacina será disponibilizada para as unidades básicas, Médico de Família e para os hospitais públicos. E também nos hospitais privados", continuou.

    Ele disse que idosos que estão em instituições de longa permanência serão vacinados nas próprias instituições.

    "É muito importante ainda não procurar as unidades de saúde para tomar essa vacina. Quando for o momento, iremos anunciar. Teremos um aplicativo e uma estratégia para isso, evitando aglomerações, com segurança para todos. É um momento histórico, cheio de esperança, mas não podemos relaxar com os protocolos de segurança”, finalizou.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Brasil passa das 210 mil mortes causadas pela pandemia

    Próximo artigo
    >

    Acidente entre carro e ônibus deixa ferido na Zona Sul de Niterói

    Relacionados em Cidades