Estudos

Alerj finaliza capacitação presencial do Parlamento Juvenil

Estudantes escolhidos participaram da 14ª edição do Projeto

Alunos receberam aulas sobre abordagem de Princípios da Administração Pública
Alunos receberam aulas sobre abordagem de Princípios da Administração Pública |  Foto: Divulgação

Durante um mês os representantes do Parlamento Juvenil da Alerj percorreram o estado para levar a capacitação presencial para os estudantes eleitos para participar da 14ª edição do Projeto. Os alunos receberam aulas introdutórias que abordaram os Princípios da Administração Pública, diferenciação dos Três Poderes e suas competências, além de técnicas para elaboração de projetos de lei.

A equipe do PJ que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc) e que neste ano é coordenado pelo deputado estadual Danniel Librelon (REP), iniciou as capacitações para os jovens eleitos pela regional Serrana e terminou nesta terça na região Centro Sul Fluminense.

Para Librelon, a participação dos jovens na capacitação presencial foi só o começo do que ainda está por vir.

“Nossa gestão está preocupada com o futuro dos estudantes e não só a Semana Parlamentar que acontece em novembro. Eles ainda terão pela frente as capacitações on-line onde eles terão toda o auxílio para realizar a elaboração dos projetos de lei, além dos cursos que serão disponibilizados pela Escola do Legislativo da Alerj”, destacou.

Neste último encontro, os alunos ainda tiveram uma palestra da chefe de equipe de educação da Operação Lei Seca, Wal Valente que contou como surgiu a operação e como é o trabalho que os agentes realizam de conscientização nas escolas do estado.

Alessandro Santos, é gestor do PJ e foi o responsável por ministrar as aulas. Ele classificou a capacitação como proveitosa.

“Para muitos estudantes foi o primeiro contato com as disciplinas, e conseguimos fazer um apanhado de como eles vão conduzir as ideias nos próximos meses. Acredito que eles tenham aproveitado bastante e saíram da aula de uma forma diferentes. Percorremos o estado e percebemos o quanto os estudantes estão comprometidos e cada vez mais interessados”, pontuou.

O Projeto

Criado em 1998, instalado em 2003 e revisado em 2015, o Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação que envolve as escolas estaduais de todos os municípios do Rio de Janeiro. Seu objetivo é possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo.

O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.

Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

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