Cidades
Alerta em áreas de risco de Niterói
As chuvas intensas que atingem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira (8) afetaram áreas consideradas de risco em Niterói. Ao todo, nove sirenes da Defesa Civil alertam para que moradores busquem abrigo. O alertas se estendem de Norte a Sul da cidade: Cavalão, Bumba, Preventório, Bairro de Fátima, Jurujuba, Beltrão, Alarico de Souza e Coronel Leôncio precisaram ser evacuados.
No Morro do Cavalão, na Zona Sul, uma pessoa não conseguiu deixar o imóvel a tempo e acabou ferida em um desabamento. Há cinco imóveis comprometidos no Morro do Estado, no Centro, e deslizamentos reportados na comunidade da Caixa d'Água, às margens da RJ-104 e no Beltrão, em Santa Rosa.
O acumulado pluviométrico médio na cidade foi de 73,7 mm nas últimas 24h — segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, um sistema de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável no estado do Rio, que pode registrar acumulados de até 100 mm.
Apesar dos transtornos enfrentados pela população, o prefeito Rodrigo Neves afirma que "não tivemos ocorrências de maior gravidade como nas cidades vizinhas".
Cerca de 1,2 mil servidores da Prefeitura de Niterói estão mobilizados para o ordenamento de problemas derivados das chuvas. Neves destacou, ainda, a mobilização da rede de Defesa Civil, que abrange os treinamentos aos núcleos comunitários, sirenes e mensagens de alerta.
"Chuvas, calor intenso, furacões e estiagens serão uma realidade cada vez mais frequente no planeta, por isso é importante que Niterói, uma cidade litorânea, tenha protocolos de ação como os que colocamos em prática nas últimas 24h", completou.
Nove anos do Bumba
Há nove anos atrás, em 7 de abril de 2010, fortes chuvas deixaram a região metropolitana em situação calamitosa. Apenas no Morro do Bumba, no bairro Viçoso Jardim, 48 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas em um deslizamento. Na tarde desta terça-feira (9), um novo deslizamento de encosta no Bumba foi reportado pelos moradores. A Prefeitura informou que atua no local.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!