Bullying
Aluna é humilhada por colegas em pátio de escola no Rio; vídeo
Agressoras ridicularizaram aparência da menina
Um vídeo que começou a circular nas redes sociais, nesta quinta-feira (30), mostra uma aluna sendo ridicularizada por colegas no pátio do Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Resende, em Natividade, no Noroeste Fluminense. Nas imagens, registradas por uma das envolvidas no ato, mostram o momento das ofensas contra a vítima.
As imagens mostram uma garota sentada em um banco da escola enquanto outras estudantes a cercam e zombam de sua aparência e do cabelo preso. Em um determinado momento, uma das agressoras se aproxima e tenta, forçadamente, soltar o cabelo da menina, enquanto a plateia aplaude a violência.
As agressoras, então, afirmam que só vão parar se a menina chorar. É possível ouvir gritos de "chora, chora" logo em seguida.
A Secretaria Estadual de Educação disse, em nota, que repudia o ato, e que a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, está nesta sexta-feira (31) na unidade para tomar todas as providências para que casos como este não se repitam.
"O respeito é fundamental dentro e fora das salas de aula. Determinei a professora Myrian que fosse a Natividade para tomar todas as providências para o acolhimento da aluna que sofreu bullying, conversasse com a direção e com os pais e as crianças da escola", explicou a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.
A Seeduc acrescentou ainda que já enviou professora e psicóloga à casa da criança vítima de bullying, e profissionais do colégio também conversaram com as estudantes que praticaram o ato e os seus respectivos pais. Integrantes do Conselho Tutelar também foram acionados e medidas protetivas às alunas do colégio foram e continuarão a ser adotadas.
Segundo a professora Myrian, ações que promovam uma cultura de paz serão intensificadas a partir da próxima semana. Na terça-feira (4), por exemplo, a direção da escola já havia programado fazer um evento com o Conselho Tutelar para discutir bullying na rede escolar.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!