Cidades
Alunos e professores de Itaboraí unidos na produção de máscaras para doação
A Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa, no Centro de Itaboraí, está realizando um trabalho de criação neste momento de pandemia. A confecção de máscaras de proteção respiratória está mantendo alunos e professores ativos e ajudando na prevenção ao novo coronavírus.
Com aulas suspensas desde março, alunos e funcionários da Escola de Artes estão trabalhando, em regime home office, com o intuito de ajudar o município, tendo em vista a atual situação, no âmbito mundial da Saúde.
A diretora da escola, Verônica Antunes falou sobre essa mobilização. “A necessidade que o momento exige e os bons profissionais que temos como referência no artesanato local, nos leva a uma ação emergencial, social e econômica na produção de máscaras artesanais”, disse Verônica.
Inicialmente, a fabricação das máscaras foi feita com matéria-prima pertencente a escola e materiais fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur). Posteriormente, devido à grande proporção que a iniciativa tomou, diversas pessoas se sensibilizaram com a causa, fizeram doações e o trabalho pôde continuar.
Uma parte das máscaras fabricadas, foi doada para a Secretaria Municipal de Transportes e outra para a ação emergencial que acontecerá no município. Cerca de 80 máscaras serão direcionadas para o Hospital Colônia Tavares de Macedo e outra quantidade está sendo confeccionada para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Até o momento, aproximadamente 400 máscaras foram fabricadas pelos alunos e funcionários da escola.
Além das doações, alguns alunos estão usando esse aprendizado para garantir uma renda extra, fomentando o empreendedorismo no município.
Vale destacar que a Escola de artes está arrecadando materiais para confeccionar mais máscaras, para pessoas em situação de vulnerabilidade, que não estão em condições de comprar.
É possível ajudar doando os seguintes materiais: tecido TNT, tecido de algodão, elásticos (preferência fino) e linha para costura. Lembrando que os materiais podem ter qualquer cor.
Publicada às 15h25
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!