Cidades

Amigas se reúnem para fazer diferença na vida de crianças em SG

Imagem ilustrativa da imagem Amigas se reúnem para fazer diferença na vida de crianças em SG
|  Foto: Foto: Arquivo Pessoal
A ação social realizada no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, ajudou cerca de 150 crianças no Natal de 2020. Foto: Arquivo Pessoal

As crianças do Jardim Catarina, em São Gonçalo, vão se divertir no próximo dia 24, com a primeira edição do projeto Lapidando com Amor em Criança Feliz. O evento vai acontecer no Centro Comunitário, na Rua 21, de 9h às 12h. Pula-pula, palestras educativas sobre profissões e recreação com animadores de festa prometem embalar a garotada.

A ideia é de três amigas: a advogada Francine Alves, 29 anos; a fotógrafa Synara Azevedo, de 28; e da jornalista Samara Oliveira, de 26 — todas engajadas com causas sociais.

O dia vai muito além do que uma simples distribuição de brinquedos. Até uma equipe do Corpo de Bombeiros foi convidada para oferecer palestra educativa sobre primeiros socorros.

As organizadoras da Ação Social querem dismistificar que para ser feliz a criança precisa estar carregada de presentes.

"Geralmente se tem aquele entendimento de que no Dia das Crianças elas precisam ganhar vários brinquedos. Então, a ideia é ter recreação e que as crianças saiam de lá felizes, comendo algodão doce, pipoca, com o rostinho pintado. Porque sempre fica uma criança que falta, que quer o presente igual o amiguinho ganhou e que por vezes não tem mais aquele… essas coisas todas. Então, queremos que elas saiam de lá felizes", diz Samara.

A fotógrafa Synara, que é irmã de Samara, faz parte do grupo SOS Lixão de Itaoca há mais de cinco anos. Por ajudar outras comunidades carentes, teve a ideia - junto com a amiga Francine - de promover o dia de ação social no Jardim Catarina este ano, por conta da flexibilização da pandemia de Covid-19.

"Ali na comunidade não tem muito acesso a isso. A gente espera receber pais e vai ser bacana aprender sobre primeiros socorros, como reagir a um incêndio dentro de casa. Estamos tentando uma equipe de nutricionistas, também. Queremos promover diversão e palestras", conta. "A gente queria tirar um pouco dessa desigualdade, de um amiguinho ganhar um presente e o outro querer igual e não ter. Então vamos fazer um dia inteiro para essa criança brincar e sair feliz", continua.

Elas precisam de ajuda financeira para arcar com os custos da contratação dos animadores de festa, do pupa-pula. Também do carrinho de algodão doce e pipoca, além dos lanchinhos para as crianças. As doações podem ser feitas através do Pix: [email protected] (C6 Bank).

No Natal do ano passado, Synara e Francine tiveram a iniciativa de ajudar cerca de 150 crianças de uma creche comunitária no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. De lá para cá, outras ideias de ações sociais foram amadurecendo.

"A gente divulgava fotos das crianças na rede social, com autorização dos pais. Nas publicações informávamos a idade, também colocávamos os tamanhos de calçado e roupa e cada pessoa escolhia uma criança para apadrinhar. No total, foram 150 crianças apadrinhadas", relembra.

< Lei Seca retira 15 mil motoristas alcoolizados das ruas Interdição da passagem sob a linha férrea no Engenho Novo neste domingo <