Logo Enfoco


    Cidades

    Antibiótico vencido é aplicado em idosa no Pronto Socorro de SG

    Publicado 27/01/2020 às 12:00 | Autor: Daniela Scaffo
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Medicamento vencido no dia 22 foi aplicado até sábado (25). Foto via Grupo Plantão Enfoco

    Familiares da aposentada Elisabeth de Azeredo Leal, de 63 anos, denunciaram o uso de um medicamento vencido na idosa, que está internada desde o último dia 19, no Pronto Socorro de São Gonçalo, localizado no bairro Zé Garoto.

    Segundo a filha da idosa, a auxiliar administrativa Michelle Azeredo, de 32 anos, Elisabeth chegou à unidade de saúde desacordada, com a perna inchada e sem conseguir urinar. Após exames, a aposentada foi internada.

    "De início, fizeram um exame de sangue porque havia suspeita de trombose. Foi detectada uma infecção urinária e forte anemia, mas descartada a trombose. Ela tomou uma bolsa de sangue no domingo (19) e, na segunda, não teve melhoras. Na terça (21) ela ficou um pouco melhor, mas no dia seguinte ela teve uma piora considerável", explicou Michelle.

    Elisabeth começou a ter delírios devido a infecção urinária na quarta-feira (22), mesmo dia que o medicamento, o Ciprobacter, de 400 mg, vencia. O antibiótico Ciprofloxacino é uma solução injetável para aplicação intravenosa, que continuou sendo aplicado - mesmo com data de validade expirada - até esse sábado (25).

    "Senti a boca da minha mãe estourando e feridas abrindo no rosto na quarta-feira. A perna também começou a inchar muito, além da anemia ter piorado. Ela só foi piorando até que, no sábado, meu irmão foi olhar a data de vencimento do antibiótico e estava vencido desde o dia 22. Procurei a chefe da enfermagem e ela falou que não podia fazer nada, apenas me orientou a procurar os meus direitos", informou.

    Apesar do quadro de piora, a filha da idosa informou que os médicos da unidade de saúde querem dar alta médica para a aposentada.

    Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo informou que a paciente será transferida para o Hospital Dr. Luiz Palmier, no mesmo bairro, para "avaliação de hematologia, pois possui sequela de chikungunya". Ainda segundo a nota, a unidade vai abrir sindicância para investigar a respeito do medicamento vencido. 

    Antibiótico vencido não faz efeito

    Segundo especialistas, caso o paciente tenha uma infecção e precise do antibiótico, o efeito do remédio pode ser cortado devido o prazo de validade expirado. Sendo assim, o uso do remédio é inválido e a infecção pode acabar se espalhando.

    "O Ciprofloxacino é um antibiótico que tem diversas funções. Ele pode ser usado para doenças do trato respiratório, apesar de não ser o mais comum, assim como para infecção de abdômen, do trato urinário, entre outras. Uma das bactérias que o medicamento combate é a pseudomonas. Se o doente precisa do medicamento e ele não está fazendo efeito por estar vencido, pode levar o paciente ao óbito, pois a infecção pode acabar se espalhando", informou o neurologista do Hospital Universitário Antônio Pedro, Rodrigo Queiroz.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Ministério da Saúde nega suspeita de Coronavírus em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Denúncia de crime de poluição contra a Cedae de 2015 é aceita pela Justiça

    Relacionados em Cidades