São Gonçalo
APA de Maria Paula: espaço une natureza e lazer para todos
O local possui uma Área de Soltura de Animais Silvestres
Um espaço que misture lazer, diversão e que debata e trabalhe temas de preservação ambiental. Foi isso o que a Prefeitura Municipal de São Gonçalo pensou ao planejar a Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba. O ENFOCO esteve na APA de Maria Paula neste sábado (08) e constatou que o público aprova a iniciativa. O local possui brinquedos para crianças, uma feira, equipamentos de ginástica, uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) e um projeto de reflorestamento da Mata Atlântica, proporcionando boas lembranças para toda a família.
O APA Maria Paula é apenas um dos locais criados em São Gonçalo com esse objetivo. Existe ainda a APA do Engenho Pequeno, do Alto do Gaia, de Guapimirim, do Parque Municipal e outros.
O decreto para a construção da APA Maria Paula foi publicado em 2018. Em 2020, ocorreu a inauguração do prédio central do espaço, em 2021 foi lançado o Projeto Floresta do Amanhã, uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo com o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), que visa plantar novas árvores no local.
Em 2022, foi inaugurado a ASAS, que é uma parceria com a Universidade Estácio de Sá, e consiste no primeiro espaço público do tipo no Estado do Rio de Janeiro.
"A ASAS funciona da seguinte forma: a gente recebe os animais que são trazidos pela Guarda Municipal, que recebem informações após denúncias. Esses animais podem estar machucados, terem caído do ninho ou coisas do tipo. Eles chegam aqui, passam pela triagem, são monitorados, fazem exames e cumprem uma quarentena para que, caso tenham alguma doença, o contágio com outros animais seja evitado. Eles passam pela análise e tratamento técnico do pessoal da Estácio. Depois de recuperados, eles são soltos na natureza, no ecossistema que residem. Só animais maiores ou em estado mais grave que são levados para o Centro de Referência de Animais Silvestres (CRAS) da universidade em Vargem Pequena", afirmou o biólogo Gláucio Brandão, que atualmente é subsecretário de Meio Ambiente de SG.
Segundo ele, o espaço da APA Maria Paula era um local de desova que foi recuperado pela Prefeitura e hoje serve a propósitos maiores. "Ninguém conseguia ter acesso a isso aqui e hoje estamos devolvendo para a comunidade. Plantamos com diversas famílias mais de 100 mil mudas da Mata Atlântica nas APAs e, com isso, buscamos combater a questão climática e o aquecimento global. No Dia dos Pais, fizemos um projeto para os filhos plantarem árvores com seus pais. Antes das APAS, tínhamos 4% de área ambiental protegida, hoje temos 17%. Além de um espaço de contemplação da natureza, também somos um espaço de estudo vívido, com escolas municipais vindo aqui e ensinando as crianças sobre a natureza, mas também oferecemos lazer, com locais para crianças brincarem, ginástica, feiras. Devolvemos esse espaço para as pessoas. Aqui, muita gente faz piquenique e trazem crianças para brincar. Aqui contemplamos cidadania, educação, cultura, lazer e esporte", contou Gláucio, de 51 anos.
O secretário de Meio Ambiente Carlos Afonso, de 60 anos, também contou um pouco sobre o espaço. "Esse espaço foi revitalizado pela prefeitura e é maravilhoso saber que temos algo assim para os jovens, adultos e idosos de São Gonçalo. É uma forma de integrar o meio ambiente com as pessoas", contou ele que também é secretário municipal de Agricultura e Pesca
O espaço agrada crianças, idosos e adultos e conta ainda com uma feira, com idosos tendo aulas de luta, com ginástica e até mesmo esportes radicais.
O que dizem os moradores do bairro
O coordenador de transporte Elenilson Ferreira, de 35 anos, mora em Maria Paula desde novo. Ele lembra que o espaço da APA era de violência pura, no entanto, hoje é um local no qual ele leva sua filha, a pequena Maria de 4 anos, para brincar, como foi neste sábado (08).
"Meu pai morava na rua debaixo e eu lembro que vínhamos aqui e era um matagal, com carros queimados, pessoas mortas e violência. Era um local onde deixavam corpos depois de matarem, muito violento. Hoje, com a APA é um espaço que a minha filha pode brincar e que fazemos piquenique. Inclusive, no dia 15 meu sobrinho fará dois anos e será comemorado aqui, vamos reunir a família toda, vai ser ótimo!", contou.
Raquel Parisio, de 47 anos, também é moradora de Maria Paula. A APA não só proporciona lazer para ela como é fonte de renda para toda a família, já que ela é coordenadora do local.
"Eu moro há 15 anos aqui e quando eu vim morar minhas filhas eram pequenas. Lembro que esse espaço era invadido pelo tráfico e tinha até um portão que dizia que era proibido subir porque íamos ver algum crime contra a vida. A Prefeitura ressignificou tudo isso e hoje temos tranquilidade para viver isso aqui com a nossa família", disse ela.
Feira Artesanal
Uma das atrações para a família no espaço é a Feira da Instância de Pendotiba de Arte com Sustentabilidade, que foi criada por mulheres em Maria Paula. Hoje, a feira é coordenada por Mônica Lavogade e ocorre todo segundo sábado do mês no espaço.
"A Prefeitura nos cedeu esse espaço na pandemia e hoje conseguimos ser conhecidos até no Rio. A comunidade aqui de Maria Paula também abraçou a APA desde o seu surgimento então é um espaço que é bom para todos, tem música, lazer, o nosso empreendedorismo, procuramos trazer música, tudo para o ambiente ficar o mais agradável possível", contou ela que tem 55 anos.
Projetos sociais
Uma outra coisa que ocorre no espaço são as ações sociais ligadas à Prefeitura. Neste sábado (18), estava ocorrendo o projeto Cidadania Itinerante e o Odontomóvel.
O Cidadania Itinerante fornece atendimentos jurídicos, médico (incluindo vacinas, aferição de pressão, testes rápidos de hepatites, sífilis, hiv), isenções para documentos, cortes de cabelo, manicure, auxílio em casos de violência contra a mulher e outros. O Odontomóvel faz aplicações de flúor e encaminhamentos para clínicas municipais para quem precisa de atendimento na área.
"Essa é a terceira vez que fazemos o Cidadania Itinerante aqui, atendendo não só o pessoal de Maria Paula que precisa, mas gente do Jockey, Arsenal, Tribobó e adjacências. É uma forma do atendimento ocorrer de forma mais rápido para quem precisa", contou Itamar Batista, coordenador de ações sociais da Secretaria de Assistência Social de SG.
Para quem quiser conhecer a APA Maria Paula, o local fica na Rua Rigel Pacca Correa, s/n, Maria Paula, em São Gonçalo e funciona todos os dias (incluindo finais de semana e feriados) das 6h às 17h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!