Tecnologia

Aparelho que eleva chance de cura em câncer de pele chega a Niterói

Técnica tem índice de 100% de recuperação dependendo do tumor

Aparelho que aumenta chance de cura em câncer de pele chega no HUAP
Aparelho que aumenta chance de cura em câncer de pele chega no HUAP |  Foto: Divulgação/HUAP
  

O Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) recebeu o aparelho usado na Cirurgia de Mohs, técnica para tratamento de câncer de pele. O HUAP se torna o primeiro da rede SUS no estado do Rio a ter o aparelho, que foi doado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Para tumores com baixa capacidade de disseminação via linfática ou sanguínea, o índice de cura virtual é de 100%
  

"O desafio da técnica é transformar uma estrutura tridimensional, que é o tumor, em uma bidimensional, que permite examiná-la ao microscópio. O processo começa na retirada do tumor. Uma vez transformado em uma estrutura bidimensional e ela estando mapeada, é possível identificar com precisão se houve a persistência de tumor. Se sim, volta no lugar exato e remove totalmente. Isso tudo é feito em tempo real. Não é como na técnica tradicional que, às vezes, demanda dias até ter o retorno", explica o Coordenador da Dermatologia do HUAP-UFF, professor Flavio Luz.

O aparelho pode ser usado em todos os tipos de cânceres de pele, mas a principal indicação, segundo Flavio, é para o carcinoma basocelular, que corresponde a 70% dos cânceres de pele. “Considerando que o câncer de pele representa 30% de todos os tipos, estamos falando de aproximadamente ¼ das malignidades”, complementa.

A primeira cirurgia com o aparelho no HUAP está marcada para o próximo dia 27 de julho. O dermatologista reitera a importância da Cirurgia Micrográfica de Mohs para a rede SUS:

"Quando a gente consegue virtualmente 100% de cura, evitamos não apenas os custos de novas cirurgias e tratamentos, como as complicações que decorrem disso. Então, o impacto é relevante, pois desocupa o sistema de saúde e com poucas mudanças nos custos para a realização desses procedimentos. Em casos que, às vezes, seriam necessárias várias cirurgias, passa a ser necessária apenas uma resolutiva. E isso, obviamente, também tem um impacto individual na vida do paciente".

Flavio finaliza pontuando que a contrapartida da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica para que o aparelho fosse enviado ao HUAP era de que o hospital oferecesse a formação de novos especialistas: “estamos iniciando esse trabalho de formação em Cirurgia Micrográfica para, dessa forma, termos novos médicos especialistas que sejam capazes de realizar esta técnica”.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Baleados, presos e fuzis apreendidos em operação no Rio Janela de transferências do futebol brasileiro abre nesta segunda <