Sujeira

Apesar de aprovação do Inea, praia de Botafogo não agrada banhistas

Instituto informou que mar está propício para banho

Praia de Botafogo amanheceu propícia para banho, segundo Inea
Praia de Botafogo amanheceu propícia para banho, segundo Inea |  Foto: marcelo Eugênio
 

Faça frio ou calor, tem uma coisa que não pode ficar de fora do final de semana do carioca: a praia. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) , as águas da praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio, amanheceram neste sábado (9) propícias para banho, e vai ficar desse jeito até no domingo (10). Contudo, a aparência e o odor não agradou os banhistas que foram até o local nesta manhã.

Banhistas aproveitaram o sol quente para comprovar se o mar estaria mesmo para banho mas, no local, não tiveram muita coragem de dar um mergulho. Foi o caso da Vanessa Ferreira, de 31 anos, gerente de exportação, que veio de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, junto do namorado para passar o fim de semana no Rio. Ela quis conhecer a praia e, apesar do visual agradar muito a mulher, a coloração da água assustou um pouco.

"A gente chegou na quinta-feira, viemos aqui porque a vista é maravilhosa, porém, a gente não consegue entrar no mar em função da poluição, mas é lindo aqui! Sensacional", disse a gerente.

O empresário Miguel Camelo, de 41 anos, costuma caminhar pelo local todas as manhãs. De acordo com ele, pode até existir alguns pontos da praia que aparentam estar mais claros, mas em geral, é um mar poluído.

Frequento aqui, passo direto, nem pensar! Essa água hoje, aqui, pode fingir estar melhor mas... Andar aqui na areia é tranquilo, mas se for entrar no mar só de tênis. Difícil a gente acreditar que essa água tá limpa Miguel Camelo, empresário
  

Segundo o Instituto, essas condições para banho se dão devido ao período de seca, quando as chuvas param por um tempo, melhorando a qualidade da água..

  • Segundo o Instituto, essas condições para banho se dão devido ao período de seca
    Segundo o Instituto, essas condições para banho se dão devido ao período de seca
  • Casal veio do Rio Grande do Sul para conhecer o local
    Casal veio do Rio Grande do Sul para conhecer o local
  • Alguns banhistas aproveitaram para fazer atividades
    Alguns banhistas aproveitaram para fazer atividades
  

O Inea recomenda ainda que o banho nas águas de Botafogo devem ser evitados após 24 horas de ocorrência das chuvas e, também, orienta não entrar nos locais próximos à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem.

< Rio: polícia busca responsável por fábrica que explorava paraguaios Safadão passou por cirurgia devido à piora no quadro de saúde <