Mudanças
Após onda de acidentes, Paes promete BRTs de portas fechadas
Novos veículos começaram a circular nesta sexta (16)
Os novos veículos do BRT começaram a circular no Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (16). Os veículos articulados saíram da Transolímpica, na Barra da Tijuca, na Zona Sul do Rio. O corredor foi o primeiro a receber os veículos.
Estavam presentes no terminal o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, e a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.
Os novos articulados tiveram o visual redefinido nas cores amarela e prata. Eles têm capacidade para transportar 181 passageiros.
"Estamos entregando o primeiro corredor até o sistema de ônibus totalmente novos. Entre fevereiro e março vamos disponibilizar 110 novos ônibus na Transcarioca. A Transbrasil no segundo semestre deve começar uma operação inicial", disse Paes.
Em diferentes bairros do Rio é possível flagrar BRTs trafegando com as portas abertas e passageiros pendurados. Acidentes foram registrados, alguns deles fatais.
No dia 24 de novembro o adolescente Eduard Leonardo Bandeira de Mello, de 16 anos, morreu após cair de um ônibus BRT. Na ocasião, testemunhas relataram que o articulado circulava sem as portas e superlotado no momento do acidente.
No mesmo dia, uma mulher se desequilibrou e caiu no vão do BRT, na estação Leila Diniz, em Curicica, Zona Oeste do Rio. Naquele mês, o jovem Henrique Lima, de 21 anos, teve que ser internado no Hospital Rocha Faria. Ele sofreu traumatismo craniano após cair do BRT no dia 19.
O prefeito Eduardo Paes garantiu que os novos ônibus são mais seguros e só irão trafegar com as portas fechadas.
"Esses ônibus só andam se a porta tiver fechada. Se alguma coisa tiver aberta, o motorista pode tentar fazer o que ele quiser que não vai conseguir andar", garantiu o prefeito.
O prefeito aproveitou para falar sobre uma lixeira que foi queimada nesta quinta-feira (15) na estação da Asa Branca.
"Aquilo foi uma armação de algum imbecil, marginal, delinquente, com fins de teoria política só pode ser, mas isso é inaceitável, está queimando uma estação do prefeito Eduardo Paes. Isso prejudica o trabalhador que paga seus impostos", disse.
A Transolímpica foi o primeiro corredor a receber os novos veículos. Ao longo dos meses, as chuvas desgastaram o piso do corredor, que apresentava buracos em vários trechos. Por conta disso, 17 estações foram reformadas e três terminais revitalizados A Transolímpica transporta em média 24 mil passageiros diariamente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!