Segunda vez
Após temporal, Cedae adia de novo manutenção do Guandu
Falhas no fornecimento de energia elétrica também contribuíram
A onda de calor intenso e os fortes temporais que atingiram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro obrigaram a Cedae a adiar mais uma vez a manutenção anual do Sistema Guandu. Diversas regiões do estado sofreram com oscilações no fornecimento de energia elétrica, o que afetou diretamente a distribuição de água por parte das concessionárias.
Para evitar maiores prejuízos à população, a Cedae, seguindo a deliberação do Conselho do Sistema de Fornecimento de Água da Agenersa, remarcou a ação para o dia 30 de novembro. O serviço será realizado das 4h de quinta-feira (30) às 4h de sexta-feira (1), período em que a meteorologia aponta temperaturas mais amenas.
A manutenção é parte da preparação da Cedae para o verão e é fundamental para que o sistema esteja pronto para a época de maior demanda.
Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e por dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
O serviço vai mobilizar mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento.
Os técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
Interrupção no Rio e Baixada
Durante o serviço, a produção de água vai ficar interrompida, afetando o abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação do sistema será retomada de forma gradativa logo após a conclusão da manutenção.
A Cedae recomenda à população que economize água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.
A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!