Cidades

Arquitetura neoclássica será preservada no novo Mercado Municipal de Niterói

Obras começaram pela parte e interna e superior. Foto: Divulgação

O edifício que abrigou, de 1930 a 1976, o Mercado Municipal de Niterói, na Avenida Feliciano Sodré, no Centro, e depois passou a ser o Depósito Público Estadual, está recebendo obras na parte interna, restaurando os traços de art déco. O trabalho é meticuloso e feito com cuidado para manter todas as características da arquitetura neoclássica do lugar, que dará espaço ao novo Mercado Municipal.

Nessa etapa da obra estão sendo concluídas as intervenções na parte interna do edifício, com o reforço estrutural e reforma de colunas.

O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói. Com uma área de cerca de 9.700 metros quadrados, o local estava desativado há cerca de 30 anos.

O espaço, antes do estado, foi municipalizado, segundo a Prefeitura de Niterói, que informou ainda que a ideia é que o local se transforme em um dos principais espaços gastronômicos, de cultura, lazer e turismo do Estado do Rio.

 “O local tem todo um conceito histórico que envolve a renascença fluminense quando políticos e intelectuais buscavam uma identidade para a cidade, na época, a capital. Estamos trabalhando também para ajudar a revitalização da indústria naval através da dragagem do Canal de São Lourenço e buscando incentivo para abertura do Entreposto de Pesca”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói que coordena o projeto de revitalização do espaço.

Projeto garantirá arquitetura original. Arte: Divulgação
Projeto garantirá arquitetura original. Arte: Divulgação

Comércio

O térreo do mercado será um espaço para comercialização de frutas, incluindo espécies raras e de cultivo orgânico, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias.

No mezanino ficarão restaurantes, cervejarias artesanais, adega.

Na segunda fase, serão construídas uma nova praça e um centro cultural e edifício garagem com 300 vagas. Todo o local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

< Edital da UFRJ prevê análise para cotas raciais Gestão participativa na Prefeitura de Niterói <