Colorido

Arte de grafite é reconhecida como patrimônio cultural do Rio

Câmara do Rio aprovou projeto nesta quarta (30)

Desenhos dão colorido e vida à cidade
Desenhos dão colorido e vida à cidade |  Foto: Divulgação
  

A arte de grafite foi considerada patrimônio cultural do Rio. A iniciativa foi votada na Câmara do Rio nesta quarta (30) e aprovada.

O texto, de autoria dos vereadores  Dr. Marcos Paulo (PSOL), Monica Benicio (PSOL), Paulo Pinheiro (PSOL), Thais Ferreira (PSOL), William Siri (PSOL) e os ex-vereadores e deputado federais Tarcísio Motta e Chico Alencar, busca compreender a arte como instrumento para diminuição da degradação ambiental urbana e para propiciar aos cidadãos momentos de reflexão e contemplação em meio à agitação da vida cotidiana. 

Projeto autoriza pintura em espaços e equipamentos, públicos e privados, como pilares dos viadutos, postes, pontes, passarelas, pistas de skate e muros públicos, independentemente de autorização da municipalidade
  

O projeto autoriza a pintura em espaços e equipamentos, públicos e privados, como pilares dos viadutos, postes, pontes, passarelas, pistas de skate e muros públicos, independentemente de autorização da municipalidade.

No caso de propriedades particulares, bastará anuência escrita do proprietário. O texto determina que a Prefeitura do Rio organize uma listagem de espaços que poderão receber essas artes. Não são autorizadas pinturas em monumentos históricos e bens tombados. 

Na justificativa do projeto, os autores explicam que a confusão entre grafite e pichação é anacrônica, em especial diante da relevância para as artes contemporâneas de figuras como Banksy e Jean-Michel Basquiat.

< Filho atualiza estado de saúde de Régis Danese após acidente Post Malone perde peso e é comparado a cantor brasileiro; confira <