Cidades

Ataque de abelhas assusta banhistas e deixa idoso ferido em praia de Niterói

Publicada às 12h14 / atualizada às 13h41

Imagem ilustrativa da imagem Ataque de abelhas assusta banhistas e deixa idoso ferido em praia de Niterói
Trecho onde ocorreu o ataque precisou ser interditado para ação dos agentes da Patrulha Ambiental de Niterói. Foto: Marcelo Tavares

Um ataque de abelhas assustou banhistas e deixou um idoso ferido na manhã deste domingo (26), na praia de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. O caso aconteceu por volta das 8h na Avenida General Cristóvão Barcelos. Bombeiros do quartel de Itaipu foram acionados para o local quarenta minutos depois, mas o homem já havia sido levado para o hospital por comerciantes. Não há informações sobre seu estado de saúde.

De acordo com testemunhas, uma outra pessoa, que estava limpando um terreno, também foi atacada pelas abelhas, mas não precisou de atendimento médico. Frequentadores acreditam que a colmeia possa ter sido atingida acidentalmente durante a limpeza do local. Uma proprietária de um restaurante resumiu os momentos de angústia na tentativa de ajuda à vítima.

"Nós estávamos nos preparando para abrir, quando visualizei o senhor vindo pela rua. Quando ele se aproximou foi quando eu vi que havia muitas abelhas na cabeça, no braço e no rosto. Na hora eu não pensei duas vezes, logo chamei os funcionários e, mesmo elas vindo também em nossa direção, tentamos ajudar da forma que deu. Foi quando liguei para os Bombeiros e informei que não sabia como proceder. Então, a gente começou a borrifar álcool em cima dele e aí posteriormente conseguimos tirar os ferrões. Ele foi socorrido aqui por uma moradora antes da chegada dos Bombeiros", disse a empresária que preferiu não se identificar.

Ainda segundo a comerciante, após o episódio, ela ainda orientou os banhistas sobre a presença dos insetos.

Ponto de ônibus foi bloqueado e deslocado para segurança dos frequentadores. Foto: Marcelo Tavares

"A gente ficou gritando para avisar outras pessoas e também oferecendo repelente para quem passasse no local", afirmou.

Segundo os frequentadores, o idoso, que não teve a identificação revelada, foi levado para o Hospital Municipal Mário Monteiro, unidade próxima do local do incidente. Agentes da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Niterói interditaram parte do trecho onde o ataque aconteceu. O ponto de ônibus também precisou ser deslocado. Apesar do incidente, a movimentação segue normal na Prainha de Piratininga.

De acordo com informações apuradas no local do incidente, o terreno onde a colmeia está receberia a visita de equipes de apicultores. A reportagem tentou contato com o responsável pelo local, mas não foi possível localizá-lo.

A Prefeitura de Niterói foi questionada e informou que, além do idoso, outras duas pessoas procuraram atendimento na unidade de saúde Dr. Mário Monteiro relatando picadas de abelhas. Elas foram medicadas e liberadas em seguida. Os agentes da Guarda Municipal que estavam no local durante a ocorrência não ficaram feridos.

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal foi acionada, através do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), para um caso de ataque de abelhas na Prainha de Piratininga. Os agentes estiveram no local e isolaram, até a dispersão dos insetos, a área ao redor de um terreno particular de onde saíram as abelhas.

< Sobe número de desabrigados no sul da Bahia por conta das chuvas Companheiro de Pelé no Santos, ex-jogador Dorval morre aos 86 anos <