Cidades

Atenção para obras de manutenção em túneis da Zona Sul de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Atenção para obras de manutenção em túneis da Zona Sul de Niterói
As intervenções serão realizadas de madrugada. Durante o dia, túneis continuarão abertos ao trânsito com duas faixas liberadas. Foto: Arquivo/Alex Oliveira

O trabalho será realizado pela Emusa e terá início pelo túnel Roberto Silveira. Somente após o término da obra nesta galeria será iniciado o trabalho no Raul Veiga. A NitTrans fará a sinalização e a interdição dos trechos em obras e contará com operadores para orientar os motoristas sobre os desvios necessários. A interdição do túnel Roberto Silveira acontecerá entre 21 horas e 6 horas. Os desvios serão realizados apenas no horário da obra, com o objetivo de evitar transtornos no trânsito durante o dia.

O túnel Roberto Silveira é o acesso de quem está em Icaraí e deseja seguir para São Francisco. A galeria está localizada entre a rua Lemos Cunha e a Estrada Leopoldo Fróes. Durante as obras, o desvio do trânsito será feito pela Estrada Fróes. Os motoristas que estiverem na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres deverão acessar a Estrada Fróes. 

Os ônibus que circulam de madrugada entre Icaraí e São Francisco farão o trajeto em uma faixa reversível montada dentro do túnel Raul Veiga. E para quem estiver na Rua Joaquim Távora e adjacências, será preciso retornar na Rua Lemos Cunha, que estará operando em mão dupla, e seguir para a Avenida Ary Parreiras. 

Foto: Reprodução

O presidente da Emusa, Paulo César Carrera, explica que o trabalho de manutenção prevê a recuperação das abóbadas dos túneis. De acordo com ele, será feita a limpeza com hidrojato em toda a abóbada, a verificação das estruturas e a perfuração para instalação de grampos tirantes com tela e jateamento em concreto.

“A previsão é que todo o trabalho seja feito em cinco meses. No túnel Roberto Silveira, a expectativa é que as equipes realizem os serviços em um período de até dois meses. Terminando esta galeria, iniciaremos as intervenções no Raul Veiga, que é um pouco maior, e devem durar aproximadamente de três a quatro meses. Será um trabalho que vai demandar a integração de vários órgãos da Prefeitura para que a gente possa concluir o serviço com o menor impacto possível na rotina da cidade”, enfatiza.

Quando as intervenções forem iniciadas no túnel Raul Veiga, que está localizado entre as Avenidas Quintino Bocaiúva e Roberto Silveira, e é o acesso para os motoristas que estão em São Francisco e seguem em direção a Icaraí, o desvio será feito com a implantação de faixa reversível com dois sentidos no túnel Roberto Silveira.

Neste sistema, os motoristas que estiverem na Avenida Quintino Bocaiuva irão acessar à esquerda a faixa reversível sentido túnel Roberto Silveira. Aqueles que estiverem na Rua Presidente Roosevelt deverão seguir até acessar a faixa reversível sentido túnel Roberto Silveira. Na saída da reversível, os motoristas deverão acessar a Rua Lemos Cunha, depois a Rua General Silvestre Rocha e, em seguida, a Avenida Roberto Silveira.

O presidente da NitTrans, Gilson Souza, ressalta que as interdições e desvios serão monitorados pelo Centro de Controle Operacional, em apoio aos 50 operadores que trabalharão na operação.

“Durante todo o período de obras, operadores da NitTrans estarão posicionados em pontos estratégicos para garantir a fluidez do trânsito. Os principais pontos serão as entradas e saídas dos túneis interditados, os acessos às faixas reversíveis e ao longo dos trajetos. Durante o dia, será feita fiscalização para garantir a proibição de estacionamento na Estrada Fróes”, afirma Gilson Souza.

Logo Enfoco

Plantão Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Brasil assusta, fraqueja, mas vence último teste antes das Olimpíadas Base do SAMU agora com mais espaço em Maricá <