Preconceito

Atriz denuncia transfobia de funcionários de museu no Rio

Ela contou que insistiram em tratá-la no masculino

Maria conta que tentou ensinar e eles debocharam dela
Maria conta que tentou ensinar e eles debocharam dela |  Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Maria Lucas disse, em suas redes sociais, que sofreu transfobia por parte dos funcionários do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), no Centro do Rio. Ela relatou que eles insistiam em chamá-la por pronomes masculinos e debochavam quando ela corrigia. Maria Lucas é uma mulher transexual. 

Funcionários do CCBB-RJ constantemente me chamando de ‘ele, senhor, amigão’. E agindo com deboche quando eu os corrijo Maria Lucas, atriz

Ela ainda afirmou que tentou dialogar e ensinar as pessoas para tratá-la como mulher, porém não adiantou. “Estou ensaiando lá já há duas semanas e hoje (sexta 27) e precisei avisar aos produtores do projeto. O próximo passo é processo por transfobia”, destacou a atriz.

Maria ainda contou que outra amiga, também uma mulher transexual, enfrentou o mesmo problema no trabalho. 

“Faz alguns meses que uma outra amiga trans fez um trabalho neste local e sofreu esses mesmos abusos”, contou Maria. 

Ela ainda ressalta que o caso não é incomum. “A cisgeneridade insiste em nos expulsar, de diversas formas, de todos os espaços. Isso é desumano!”, disse. 

O Centro Cultural Banco do Brasil disse que não tolera qualquer prática preconceituosa e que a empresa notificou o responsável pela segurança do local, onde os funcionários trabalham e foi determinado o afastamento imediato dos dois seguranças envolvidos no caso. 

A CCBB informou ainda que aplica treinamento aos quase 400 profissionais que trabalham no local. 

nota completa

“O CCBB Rio de Janeiro não tolera qualquer prática preconceituosa e manifesta sua indignação com o ocorrido. O Centro Cultural preza pelo respeito à diversidade e já notificou a empresa de segurança contratada, com o afastamento imediato dos dois profissionais envolvidos.

Para oferecer recepção acolhedora e respeitosa a todos os públicos que frequentam seus espaços, o CCBB aplica, de forma frequente, treinamento para seus quase 400 colaboradores.

O CCBB tem como propósito receber todas as manifestações artísticas que representam a diversidade da sociedade brasileira. O Centro Cultural considera-se ‘palco’ da pluralidade e do debate de ideias. Sendo assim, tomará todas as medidas administrativas cabíveis para preservar esses preceitos.”

< 'Isto não pode ficar impune', diz pastor no enterro de Rafaelle Cursos gratuitos de capacitação em Niterói; saiba como se inscrever <