Cidades

Azul da cor do MAC

Cores em homenagem a Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Foto: Wallace Rosa

O azul tomou conta do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, no início da noite desta terça-feira (2), a iluminação especial com a cor que representa o autismo abriu a celebração pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo na cidade.

No próximo domingo (7), às 9h, será realizada a Caminhada mais Azul, com concentração na Praia de Icaraí, em frente à Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF).

No dia 25 de abril haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Niterói, às 9 horas, e no dia 27 de abril acontece uma visita guiada no Museu de Arte Contemporânea, das 14hrs às 19 hrs.

A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o tema central do Dia Mundial de Conscientização do Autismo: “Tecnologias assistivas, participação ativa”. O texto de lançamento da ONU argumenta que “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”.

O tema diz respeito ao uso dessas ferramentas tecnológicas para auxiliar o dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, possam participar de forma mais efetiva da sociedade.

Logo Enfoco

Thainá Vidal

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Mobilidade em risco na frente da Pestalozzi Roubo de carga é flagrado na BR-101 em SG <