Perigo ambiental

Balão causa incêndio em Parque Municipal de Niterói

A prática de soltar balões é crime

O fogo foi controlado pela Guarda Ambiental de Niterói
O fogo foi controlado pela Guarda Ambiental de Niterói |  Foto: Redes sociais
 

Um balão causou o incêndio visto no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), na noite deste sábado (8). A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Ambiental de Niterói, da Prefeitura do município, confirmou a informação ao ENFOCO neste domingo (9). Não houve feridos. 

As chamas foram controladas graças ao trabalho de Guardas Municipais do Destacamento Ambiental, que foram até o local após o acionamento da Defesa Civil Municipal. 

LEIA+: Incêndio atinge morre e assusta moradores de São Gonçalo; vídeo 

A Prefeitura do município também reafirmou que soltar balões é crime, segundo o artigo 42 do Código de Crimes contra a Flora. É importante ressaltar que, além de destruir a vegetação, as queimadas também podem destruir residências, comércios e indústrias, além de causar muitos outros prejuízos, tais como: destruição da fauna local; empobrecimento do solo; redução da qualidade do ar, e aumento da temperatura local. 

Pessoal, nessa noite incêndio causado por um balão quase tomou grandes proporções no Parque da Cidade. Acionados pelo Sistema de Defesa Civil Municipal, Guardas Municipais do Destacamento Ambiental atuaram no local. pic.twitter.com/0S9eRWpCeb

— Rodrigo Neves (@_RodrigoNeves_) July 9, 2023

A população deve ligar para o número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), para denúncias. O suspeito por soltar o balão pode ser preso ou pagar multa. 

Vale ressaltar que Niterói possui o Programa Niterói Contra Queimadas, que tem como uma das atividades mais importantes a formação de voluntários treinados pela Defesa Civil para realizar o monitoramento preventivo de focos de incêndios, inclusive realizando a observação e acompanhamento de balões, dando importante suporte às equipes de combate do Corpo de Bombeiros e da Guarda Ambiental.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, em parceria com a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil Contra Queimadas (NUDEC Queimadas), realiza o monitoramento das áreas previamente mapeadas como sendo de risco para queimadas, usando drones, conscientizando e alertando moradores sobre os riscos relacionados aos incêndios em vegetação.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Briga termina com cliente morto em bar de Rio Bonito Abastecimento de água é interrompido em 18 bairros de São Gonçalo <